Home | Gente que Inspira | Entrevista | Especial Dia das Mães: Danny, a Mãe Empreendedora

Especial Dia das Mães: Danny, a Mãe Empreendedora

Esposa, mãe, artesã empreendedora e dona de casa. Essas são apenas algumas das profissões de Danny Barros, da Borbolet’s, que tem uma loja no Elo7 desde 2008. Hoje, ela conta para o blog, ela nos conta um pouco de sua trajetória inspiradora para começar a semana com energia positiva.  Como a Danny sempre diz: ” Se seu olho brilha  com o que faz, você vai longe. Passe esta alegria para seus produtos e para seus clientes. Se você emana energia boa, o retorno sempre será sempre positivo! ” 

_

Como sua mãe influenciou no seu na sua vida e no seu empreendedorismo?
Eu vim de uma família humilde, meus pais separaram quando eu tinha 9 anos e minha mãe criou dois filhos sozinha com salário de servente de escola pública. Logo antes de falecer, minha mãe me pediu que cuidasse com todo o carinho dos meus filhos, e esse conselho também pesou muito na minha decisão. Não poderia ser diferentte, sou mãezona mesmo com muito orgulho! Ela nem precisava pedir! Ela me ensinou a ser bem pé no chão e a valorizar a minha família em primeiro lugar, agradeço tudo o que sou a ela. A grande lição que ela me deixou foi que, não importa o que você faça na vida, faça bem feito!

Como foi largar uma carreira estável e renomada em odontologia para se dedicar à Borbolet’s?
Trabalhei em consultório de terceiros, clínicas e odontomóveis em comunidades do interior. Me dedicava muito ao trabalho mas em paralelo já começava a fazer alguns trabalhos artesanais. Comecei a questionar minha vida profissional quando vi que estava ficando muito tempo fora de casa e longe de meus filhos. Fiz um balanço do que valia a pena para minha família emocional e financeiramente e decidi  terminar todos  os tratamentos pendente e fechar o consultório no final de 2007.

Depois disso, quando decidiu que iria se dedicar só ao artesanato?
Não poderia ficar sem minha independência financeira, mas queria ficar com meus filhos por quanto tempo fosse preciso, ainda mais depois que minha mãe faleceu. É complicado deixar três crianças com outra pessoa. Foi nesse momento que comecei a investir no que eu sabia fazer. Costurar era meu hobby e acabou virando negócio. No início eu trabalhava com feltro e depois passei a usar tecidos nas peças como acessórios para bolsas, necessaires e porta moedas.

Abri uma loja no Elo7 pois nunca tive medo de experimentar e foi assim que comecei. Não sabia se ia dar certo, simplesmente acreditei. Ainda me lembro da minha primeira venda e do “dindin” que recebi pela loja virtual, foi um momento mágico, inesquecível!

Você faz tudo sozinha na Borbolet’s?
Eu faço tudo: corto, costuro, atendo ao cliente, fotografo, edito as fotos, embalo, envio, ufa! Agora estou também apaixonada pelo design gráfico e estamparia. Só agora consegui duas parceiras para me ajudar e quero treinar uma delas para que me ajude nos cortes e na produção. Quero ficar mais na criação e poder ampliar o leque de produtos e estampas da marca.

Qual o segredo para conciliar as responsabilidades de mãe e tocar sua marca artesanal?
O segredo é fazer um planejamento das atividades de todos os envolvidos e prevendo imprevistos, pois com filhos eles acontecem com frequência (risos).

No início foi complicado, pois ficava meio perdida com os horários, as metas e as obrigações de mãe e dona de casa. Hoje faço um cronograma que tento seguir diariamente. As crianças são bem independentes e já têm uma agendinha para eles também. Nem sempre elas seguem e é aí que o olho de mãe entra em cena!

Como você faz a divisão das tarefas?
Apesar da organização não me adaptei com as agendas virtuais e faço tudo no papel e na caneta mesmo (risos). Assim visualizo melhor quando escrevo e rabisco, acho que encontrar este ponto é fundamental: ajustar sua rotina no que você pode fazer.

Eu tenho como hábito acordar cedo e logo responder aos e-mails da noite no máximo até as 11 da manhã, neste período também cadastro produtos, faço divulgação e visito as redes sociais. Tenho que me dividir com as tarefas delas na parte da noite. Entre as 18h e as 20h sou “mãe-professora” e faço as atividades com eles.

À noite arrumo as tarefas do dia seguinte, se tiver que esticar o horário vai até meia noite no máximo, pois já sei que preciso de no mínimo 6 horas diárias de sono para poder render bem no dia seguinte. Evito costuras noturnas e separo a noite para embalar, agendar material ou arrumar a bagunça do dia. Separei um dia só para compras, mas se precisar sair durante o meu expediente de trabalho eu compenso as horas que fiquei fora na parte da noite ou acordo mais cedo no dia seguinte. Assim consigo conciliar trabalho, casa e crianças sem problemas.

Agora vou ter de arrumar um tempinho para exercícios físicos e com certeza será só pela manhã, vou precisar reajustar a agenda novamente (risos)!

Seus filhos influenciam no seu trabalho?
Sim com certeza, a máscara de olhinhos foi ideia da Bruna minha filha de 7 anos. Os meninos também colaboram muito, dão dicas, ideias e agora até o marido está dando palpite, isso é bom!

E por fim, como lojista veterana, quais dicas daria para quem está entrando no Elo7?
Sinto orgulho de ser veterana no Elo7, são 4 anos juntos! Eu gosto de compartilhar dicas sobre negócios, de motivar as pessoas. Muitas vezes é bem complicado começar, pra mim foi e sei que não é diferente para muitas colegas.

Acho que dedicação e determinação são fundamentais. É preciso motivação diária, ter pensamento positivo, mas com discernimento. Não tenha medo das mudanças, ser flexível é muito importante. Não ficar olhando muito para os lados, estabeleça a sua meta e siga adiante. Faça paradas estratégicas se precisar e não tenha pressa, lembre da  Fábula de Esopo da lebre e da tartaruga: “Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente”. Não desita de seus sonhos, mas mude se for preciso.

Sobre Andrea

Publicitária, blogueira e crafter, pensa em artesanato 24/7. Entusiasta do faça-você-mesmo, está sempre a procura de um novo desafio manual. Co-fundadora do blog Superziper.com.

Veja mais posts deste autor.