Home | Gente que Inspira | Entrevista | Elosetter em destaque: Cris Corrêa, da Maengatoys

Elosetter em destaque: Cris Corrêa, da Maengatoys

NOMEDESCRITIVO

Quem é Cris Corrêa e como nasceu a Maengatoys?
Eu sou como todo mundo: uma mistura extremamente complexa de capacidades e limitações. Meu mundo é muito rico, mas para muitos é meio bizarro talvez por ser meio maluco e ligado em coisas monstruosamente fofas. Sou notívaga, gosto do que é pouco comum. Costumo dizer que sou uma estranha com migalhas da efêmera normalidade enfadonha.

A Maenga Toys nasceu na brincadeira, sem muita pretensão. De início só estava tentando expressar ideias, fabricar meus próprios bonecos e monstros. Tinha muita dificuldade de encontrar esse tipo de produto para comprar. Sempre curti pelúcia e ganhei vários de amigos e parentes, mas a maioria era muito “normal”, mas gosto mesmo é de monstros! (risos)

Foi nesse cenário que comecei a me arriscar na costura e vi que era uma maneira divertida de trazer o meu mundo a existência. O primeiro toy que fiz foi rejeitado pela maioria por ser ‘’macabrinho’’ demais, e a expressão ao vê-lo foi unânime: “Oh Maenga!”. Na minha região essa gíria é usada como interjeição de pena ou dó. Mas isso não me desanimou, pelo contrário! Fiquei ainda mais motivada, tanto que dei o nome da minha obra justamente com base nessa expressão.

Entrevista Cris Maenga Toys Elo7

Entrevista Cris Maenga Toys Elo7Trabalhar full time com seu próprio negócio criativo é o sonho de muitos Elosetters. Como foi decidir se tornar empreendedora?
Me formei em Pedagogia exatamente quando comecei a me envolver com o mundo craft, porém escolhi essa formação por conta da paixão pelo conhecimento na área sócio-humana e não por me considerar apta ao ensino. Mesmo tendo passado em um concurso para lecionar pensei que seria melhor pra mim naquele momento investir em um negócio criativo. Por motivos pessoais e por acreditar que podia dar mesmo certo decidi me dedicar a ser toy designer. Graças a Deus tem dado muito certo!

Costumo dizer que não foi uma decisão muito difícil de tomar, já que as circunstâncias colaboravam pra que eu me dedicasse a isso. Valeu e tem valido muito a pena fazer o que eu amo. É gratificante saber que pessoas de vários lugares têm acesso a algo que você criou e dedicou um tempo da sua vida pra confeccionar.

Qual foi o seu maior desafio, seu maior arrependimento e a sua maior conquista?
Meu maior desafio foi e é conseguir fazer com que meu trabalho seja cada vez mais conhecido e reconhecido como arte. No mundo do comércio virtual com tantas pessoas talentosas e uma enorme diversidade de produto é um desafio conseguir se destacar.

Meu maior arrependimento é não ter definido meu próprio nome como uma marca desde o início. Já mudei antes e acredito que talvez ainda vá mudar minha marca. Não digo o nome, pois hoje ele já carrega uma força significativa, mas a maneira de apresentar esse nome.

Minha maior conquista foi ter feito parceria com a Hazit Online Games, e ter transformado em toy art os personagens de um jogo que foi testado aqui no Brasil no ano passado. Ter uma empresa de grande porte acreditando no meu talento, e meu trabalho exposto em duas grandes feiras nacionais: a Brasil Game Show e a Anime Friends. Mas não posso esquecer também do concurso dos 5 anos do blog SuperZiper que ganhei recentemente, onde fui premiada com uma máquina de costura da Singer. Sem dúvidas foi uma grande conquista!

Entrevista Cris Maenga Toys Elo7

Quais são as suas estratégias de marketing e divulgação?
Boas fotos e simplicidade. Por enquanto tem sido a melhor maneira de divulgar o que eu faço. Acredito que fotografar meus produtos em processo de criação, e depois apresentar boas fotos deles finalizados, é o melhor caminho a ser percorrido no mercado virtual. Dá bastante trabalho criar, confeccionar, fotografar, editar fotos, responder e-mails, manter contato com clientes e tantas outras coisas que surgem pra fazer, mas tudo isso é essencial para sustentar um negócio criativo virtual. E eu tenho curtindo muito toda essa correria!

Como você descobriu o artesanato? Ele é valorizado na região que você mora?
Comecei a fazer artesanato por influência da minha irmã Sandra, que sempre gostou e deu aulas de várias técnicas. Comecei com pintura a óleo em tela, passei para acrílica, spray, aprendi a pintar tecido, manipular biscuit. Cheguei a tirar certificado de artesã pelo Sebrae fazendo trançado em taboa. Por último aprendi a costurar e aqui estou!

Entrevista Cris Maenga Toys Elo7Na minha região (Jacupiranga) infelizmente não há uma cultura forte de artesanato, a maioria das pessoas vêem como um passatempo ou terapia. Dificilmente você encontra feiras e eventos que valorizem o artesanato como um ofício e principalmente como arte. Meu trabalho é pouco conhecido em minha região, mas com a loja virtual tenho destaque e reconhecimento de vários lugares do Brasil e do mundo. Recentemente recebi um pedido muito especial vindo da Escócia! Foi muito interessante, pois a cliente tentou fazer a compra pela loja do Elo7 mas infelizmente não foi possível fecharmos por conta das dificuldades de envio que encontramos. Gosto dessas experiências, porque vejo o quanto é importante a internet e as possibilidades que ela oferece.

Seus personagens possuem um estilo pop e único. De onde vem tanta inspiração?
De tudo! Da minha própria imaginação – por mais excêntrica ou bizarra que seja -, da natureza, das historias que ouço, das pessoas e no estilo que as diferencia, da simplicidade da vida assim como na complexidade dela. Acabo buscando alguma inspiração em tudo que é vivo ou inanimado. Também observo muito outros artistas, artesãs, absorvo dicas e experiências. Pesquiso bastante em diversas fontes como programas de TV, revistas, blogs, sites, vovós e tias. Tudo que me traga novas maneiras de expressar minha arte se torna fonte de inspiração.

Entrevista Cris Maenga Toys Elo7

Qual das suas criações é mais aceita pelos clientes a que fato se deve o sucesso dela?
Acredito que sejam os caricatoys, justamente por ser um boneco caricato da pessoa. Acho que todo mundo quer seu próprio boneco! Mesmo que tenha mínima semelhança é um presente carinhoso, divertido, romântico, engraçado e simplesmente único.

Entrevista Cris Maenga Toys Elo7Quais conselhos daria para quem está começando agora?
A maneira com que você apresenta sua arte é responsabilidade sua. É importante ter muito cuidado e capricho na hora de fotografar suas peças. O mesmo com a maneira com que se relaciona com seus clientes. Não prometa o que não pode cumprir. Busque se aperfeiçoar naquilo que te atrai dentro das artes e pratique. Deixe sua identidade naquilo que você faz, não se prenda na falsa ideia de que “nada se cria tudo se copia”, não tenha medo de ser original. Faça do seu trabalho um momento de prazer, busque a satisfação em realizá-lo, assim seu trabalho ganhará força, e suas peças encontrarão seus admiradores.

Quais são os planos para o futuro da sua loja?
Encher de coisas monstruosamente fofas! Preciso dedicar mais tempo a ela, confesso que fico sem tempo de organizá-la e abastecê-la como deveria.

Entrevista Cris Maenga Toys Elo7

De quais Elosetters você é fã?
Gosto das peças cheias de cor e capricho da Maria Chicle que são feitas pela Nuna, e as da Pandoca que são feitas pela Lívia.

Gostou? Visite e conheça!
Loja: elo7.com.br/maengatoys
Facebook: /maengatoys
Twitter: @_criscorrea
Blog: maengatoys.blogspot.com.br
Flickr: /crismacorrea

bool(false)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

21 comentários

  1. Pereira Fernanda32

    Gostei muito do depoimento e das dicas!

  2. Pereira Fernanda32

    Gostei muito do depoimento e das dicas!

  3. Pereira Fernanda32

    Gostei muito do depoimento e das dicas!

  4. Adorei seus toys. Parabéns, você tem muita imaginação, é muito criativa. Bjs
    http://www.sissy-atelier.blogspot.com

  5. Adorei seus toys. Parabéns, você tem muita imaginação, é muito criativa. Bjs
    http://www.sissy-atelier.blogspot.com

  6. Adorei seus toys. Parabéns, você tem muita imaginação, é muito criativa. Bjs
    http://www.sissy-atelier.blogspot.com

  7. Cris Corrêa

    Eba!!Obrigada por tudo. Amei a entrevista…

    Bjks ;*

  8. Cris Corrêa

    Eba!!Obrigada por tudo. Amei a entrevista…

    Bjks ;*

  9. Cris Corrêa

    Eba!!Obrigada por tudo. Amei a entrevista…

    Bjks ;*

  10. Parabéns..lindo trabalho!!!

  11. Parabéns Cris, excelente entrevista! Parabéns pelo trabalho, sucesso querida!
    Bjs

  12. Parabéns Cris, excelente entrevista! Parabéns pelo trabalho, sucesso querida!
    Bjs

  13. Parabéns Cris, excelente entrevista! Parabéns pelo trabalho, sucesso querida!
    Bjs

  14. Emília Liberato

    Heee!!!!parabéns Cris vc é o máximo msm!!

  15. Emília Liberato

    Heee!!!!parabéns Cris vc é o máximo msm!!

  16. Emília Liberato

    Heee!!!!parabéns Cris vc é o máximo msm!!

  17. ai que entrevista linda…amei demais..
    Você merece querida..parabéns pelo sucessooo…
    ^^ bjoooooooo

  18. Acho muito bonito esse tipo de trabalho parabéns!

    http://fabianaartbiscuit.blogspot.com.br

    Estou começando a fazer biscuit, espero que dê certo!

  19. Acho muito bonito esse tipo de trabalho parabéns!

    http://fabianaartbiscuit.blogspot.com.br

    Estou começando a fazer biscuit, espero que dê certo!

  20. Acho muito bonito esse tipo de trabalho parabéns!

    http://fabianaartbiscuit.blogspot.com.br

    Estou começando a fazer biscuit, espero que dê certo!

  21. Acho muito bonito esse tipo de trabalho parabéns!

    http://fabianaartbiscuit.blogspot.com.br

    Estou começando a fazer biscuit, espero que dê certo!