Home | Gente que Inspira | Entrevista | Elo7 Entrevista: Aline da Menina Flor

Elo7 Entrevista: Aline da Menina Flor

Aline Rodrigues, da Menina Flor conta para nós um pouco de sua trajetória com o artesanato. Uma história inspiradora de superação, carinho e dedicação.

_

Quem é a Menina Flor?
Meu nome é Aline Rodrigues, tenho 25 anos, moro em São Paulo e trabalho em uma produtora de vídeo como produtora e apresentadora. Direcionei minha carreira e batalhei muito tempo pra entrar nessa área.

Como você começou a fazer artesanato?
Depois de muito batalhar para direcionar minha carreira para a produção visual, inesperadamente uma depressão interrompeu esse caminho. Foi muito triste, não sentia vontade fazer nada, só queria dormir. Perdi amigos, perdi trabalhos e nada me levantava. Nessa fase, pesquisando na internet, acabei caindo em uma página de artesanato e me encantei. Todas aquelas fofuras me despertaram muito interesse e resolvi que queria fazer aqueles trabalhos. No mês seguinte comprei uma maquina de costura. Juntei todas as minhas inspirações e a vontade de recomeçar e assim nasceu a minha marca no Elo7, a Menina Flor – Mimos e Fofurinhas.

Então o seu negócio criativo virou terapia?
Sim, engraçado não é? Costurar acabou virando minha paixão: criar e colocar amor nesses produtos me faz cada dia mais feliz. Hoje dedico todos os finais de semana na produção das fofurinhas, e tudo isso é uma terapia. O psicólogo não resolveu nem um terço do que o artesanato mudou na minha vida. Encontrei no mundo mágico dos tecidos um novo caminho pra recomeçar! Conto um pouco disso no vídeo abaixo, que enviei para o concurso O Artesanato e Eu, do blog do Elo7.

Como é ter uma jornada dupla envolvendo um negócio criativo?
Não é fácil ter uma dupla jornada, é muito cansativo. Por enquanto não dá pra viver só do artesanato, quem sabe um dia isso aconteça. Dedico meus finais de semana na produção das fofurinhas. Quando estou no meu trabalho, já estou pensando na próxima criação. É bom demais!

Qual foi o seu maior desafio? E a sua maior conquista?
Minha primeira criação foi o maior desafio pois tinha muito medo de errar. Não sabia se ia dar certo e começar algo novo é um grande desafio para mim. Agora a minha maior conquista foi ver o reconhecimento do trabalho que é feito com tanto amor sendo entregue a outras pessoas. Ouvir as pessoas elogiando meu trabalho não tem preço!

Quais são as suas estratégias de marketing e divulgação?
A estratégia é criar produtos diferenciados. As pessoas adoram ver novidades, então não  paro um só minuto de criar. Montei uma página no facebook e deu muito certo pois as pessoas acompanham as novidades. Aproveitei a parceria entre elo7 e iluria e criei um site também. Divulgo meus produtos diariamente, escrevo um blog contando minha história e conto novidades, coisas que estou criando, tiro fotos dos produtos. Fiz cartões de visita, e o boca a boca também continua dando muito retorno.

Além das bonecas, outros produtos fazem sucesso na sua loja?
Minhas coleções de porta aliança também fazem o maior sucesso. Acabei entrando no segmento de casamento, que gera muito resultado. Criei porta alianças diferentes dos que já existem no mercado e como as pessoas sempre procuram inovações isso deu muito certo. Sempre recebo elogios desses produtos!

Qual conselho daria para alguém que está começando a vender suas criações online?
Crie muito. Faça muitas novidades e aproveite as ferramentas da internet pra divulgação. Hoje as pessoas do mundo todo podem conhecem nossos trabalhos, então compensa muito investir nas redes sociais. Elas estimulam a divulgação e atingem muita gente de uma só vez.

Quais são os planos para o futuro?
Crescer, crescer! Quero colocar muitos produtos novos que já estão em fase de criação. Quero abrir uma loja física das fofurinhas. Vou investir pra que isso aconteça.

Quais artesãos do Elo7 você gostaria de ver por aqui?
Adoro a Filz Crafts, com produtos muito bonitos e feitos com muito capricho. O ateliê da Cris Okabe faz agendas lindas para noivas. E a Shell Arte e Mimos com seus produtos lindos e criativos.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.