Home | Gente que Inspira | Entrevista | Ideias sustentáveis que viraram vocação

Ideias sustentáveis que viraram vocação

necarte-post

Olá! Meu nome é Mariângela Lozano Cruz, sou de Bauru, interior de São Paulo. Desde pequena me chamam de Neca, o que acabou dando origem ao nome da minha loja: Necarte, Ideias Sustentáveis.

Sou formada em Medicina Veterinária e fui professora universitária durante 15 anos. Sempre tive foco na conservação ambiental e preservação de espécies e, durante certo período, tive a oportunidade de orientar um grupo de estudantes em vários projetos. Um deles em especial, foi a implantação de um sistema de recolhimento de lixo reciclado na faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, em Botucatu. Digamos que esta foi a origem de toda a essência do meu trabalho.

Ao ter um contato mais aprofundado com os problemas ambientais – que vão desde a educação do cidadão, até o destino final do lixo – descobri que de alguma forma, queria trabalhar com “o lixo”, mas ainda não imaginava de que maneira poderia por isso em prática. Entre idas e vindas pelo país – morei um tempo na Bahia, depois fui para Belo Horizonte e enfim, retornei para minha cidade natal -, decidi recomeçar do zero.

A descoberta de uma vocação

Dediquei alguns anos para maternidade e resolvi voltar a carreira, como veterinária autônoma anestesista. O retorno não foi fácil e nos intervalos entre um trabalho e outro, comecei a fazer artesanato, utilizando algumas técnicas que havia aprendido com vários artistas que cruzaram o meu caminho pela vida, sempre reutilizando materiais que seriam descartados. Fiz muita pesquisa e aprendi aos poucos, tentando, criando, inovando e reinventando a roda também.

Revistas e jornais antigos, filtros de café, latas e vidros eram transformados e rendiam uma ótima terapia. Quando percebi, estava fazendo isso todos os dias, com o apoio de várias pessoas, torcendo para não receber nenhuma ligação de trabalho. Finalmente, o dia da minha libertação veio quando recebi um telefonema e disse: “Eu não trabalho mais com anestesia!”.

Hoje, sou uma artista, sempre com ideias sustentáveis, transformando o lixo em luxo. Utilizo como matéria prima tudo que pode ser reutilizado. Gosto muito de misturar técnicas e materiais e com isso, minhas peças vão tomando a forma que vocês conhecem.

A Necarte

O começo foi difícil, pois compreendi que não era só fazer o artesanato e publicar no site. Você tem que fazer desde a administração e planejamento, até o acompanhamento pós venda. Contei com a ajuda do Sebrae, fiz vários cursos e me especializei. Também encontrei ferramentas valiosas no blog do Elo7!

Trabalho em equipe

Hoje, terceirizo algumas etapas do preparo da matéria prima, como fazer canudos e rolinhos de diversos tamanhos, contas de revistas, arabescos e o preparo do filtro de café. Ensinei o processo a duas mulheres, e estas, ensinaram a uma equipe. Pensamos muito também na responsabilidade social.

Sem-título-1

Criatividade e negócio: parceria de sucesso

Amo meu negócio criativo e tenho muito orgulho de ter virado a minha vida profissional, minha fonte de renda. Além da minha loja no Elo7, também tenho algumas parcerias com lojas físicas, e-mail marketing e redes sociais.

Gosto muito dos meus produtos, especialmente dos lustres de jornais. Foi uma das minhas primeiras peças e ainda hoje, é uma das que mais fazem sucesso. A coisa mais deliciosa é quando conseguimos transmitir o carinho feito na produção diretamente para o cliente. Esse é o combustível!

Espero que tenham gostado da minha história. Aproveite e visite também a minha loja. <3

Um abraço!

*Editado por: Aimée Machado

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.