Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Adriana, da Yumi handbags

Lojista em destaque: Adriana, da Yumi handbags

yumi_entrevista

Olá! Meu nome no Elo 7 é Adriana Paiva Nakao e o da minha  loja é Ateliê Yumi. Eu sou de Franca/SP, moro no Rio há 10 anos. É também por aqui que fica meu ateliê.

Minha história até aqui

Depois de pensar muito sobre abandonar ou não a carreira de 13 anos no mercado publicitário, resolvi correr atrás do meu sonho. Trabalhei por quase 7 anos na FGV (Fundação Getúlio Vargas) e mais 2 anos em uma  agência de mídia digital.  A vida executiva estava me deixando um pouco chateada, pois eu  sempre viajava muito por todo Brasil e depois de ter a minha filha, isso ficou bem mais difícil de ser feito. Pensei, repensei e resolvi criar algo que me fizesse “sonhar” e o retorno financeiro seria apenas  a conseqüência de um trabalho feito com amor e dedicação. Assim, em dezembro de 2011 nasceu a Yumi.

O nome e também marco da virada

Esse nome foi escolhido porque Yumi é o nome da minha filha de 3 anos, Mariana Yumi. Ela também contribuiu e muito para que essa decisão fosse tomada, pois agora, além de cuidar da minha carreira como estilista, consigo ser uma mãe mais dedicada e compartilhar cada fase da vidinha dela. Para realizar o sonho de ter o meu próprio negócio, mergulhei de cabeça. Depois de muita inspiração e também transpiração, a Yumi está aí, conquistando clientes e mais clientes a cada dia.

Agora, vejo que realmente me encontrei e também percebo o quanto meus produtos provocam desejo, felicidade e satisfação… Isso não tem preço!

Destaques da Yumi

Gosto muito de trabalhar com tecidos e a base do meu trabalho começou com eles. o Ateliê Yumi é conhecido por ter mochilas e bolsas diferenciadas, trabalhos em patchwork e muita coisa exclusiva. Quando viajo, sempre busco lojas de tecidos e trago a mala cheia deles. Minha paixão são os tecidos importados, principalmente os tecidos japoneses. Amo as estampas diferentes.

bolsa_yumi

Para me aprimorar, fiz curso de patchwork, costura, design de bolsas e até curso de bordado. Sempre busco novas técnicas, acompanho as tendências e tento trazer para o meu trabalho o que o handmade tem de bonito, mas com mais estilo, a sofisticação e  a qualidade de produtos industrializados.

Em um “clique”, defini o foco

Quando o ateliê tomou forma, a  maior dificuldade no início foi definir qual era a “linha”, o estilo e o segmento. Eu fazia de tudo: pano de prato, enxoval de bebê, toalhas de mesa, ursinhos decorativos, corujas e mais… E então, costumava me frustrar quando me perguntavam: Mas o seu ateliê é do quê? E minha resposta era: Faço um pouco de tudo… Daí, via o desinteresse de quem perguntava. Era mesmo difícil explicar.

bolsa_yumi1

Até que, em um evento que o Elo 7 promoveu aqui no Rio, falei com algumas pessoas, e uma delas foi a Cibele, que integra a equipe de Comunidade. Ela me aconselhou a aprender a dizer não e que eu deveria procurar fazer o que realmente me dava prazer e focar nisso. Foi a partir deste momento o meu “clique”. Resolvi fazer somente bolsas e acessórios e desde Abril/2012, a Yumi Handbags só faz bolsas, mochilas e acessórios como clutches e carteiras.

O processo criativo

A minha etapa preferida é criar os modelos, procurar e separar a matéria-prima para fazer as primeiras peças. Hoje eu faço somente o desenvolvimento dos modelos, a escolha da matéria-prima e no caso das bolsas de patchwork, eu costuro e faço todo o quilting. A parte de montagem das bolsas fica por conta de uma pequena fábrica em Franca/SP, minha cidade natal.

Eu trabalho em casa. O Ateliê fica em um dos quartos da casa, onde tenho meu computador, 3 máquinas de costura, muitas caixas de tecido e também, meu estoque. Minha rotina de trabalho se concentra das 11h às 18h. Isso na teoria, pois na prática, adoro ficar de noite confabulando com meus tecidos e o meu note que não largo para nada. Até em férias ele me acompanha. Agora estou tb com um hábito horrível: onde vou fico olhando as bolsas da mulherada. É no elevador, na rua, no shopping em restaurantes, em todo lugar. :) Pesquisa constante!   A minha intenção e saber o que as mulheres usam, como usam, e o que está em alta.

adriana

Meu produto favorito é a bolsa baú em patchwork, foi também com ela que tudo começou. Não me canso de fazê-la. E.. Na maioria das vezes, fico mais tempo fazendo do que vendendo. Como é um trabalho muito demorado, não consigo produzir em série e com isso, nem sempre tenho em estoque. Principalmente por ser um trabalho exclusivo. Tem no máximo 3 de cada composé de tecidos.

As conquistas da vida de microempreendedora

O dia a dia e trabalho como autônoma é gratificante! Mas como tudo, tem suas dificuldades… Principalmente para nós, microempreendedores, que não temos um grande capital para investir. Como sou publicitária, sei exatamente o que precisa ser feito para que o ateliê venda cada vez mais. Mas, infelizmente preciso ainda de muito trabalho e esforço para conseguir ter a verba de marketing ideal. Isso as vezes me deixa um pouco desanimada, saber o que preciso fazer, mas não ter capital suficiente para isso. Mas, logo me animo criando peças novas e vendo as avaliações carinhosas das minhas clientes. Na minha loja do Elo 7 só tenho depoimentos lindos e positivos sobre os meus produtos.

Hoje não tenho nenhuma fonte de renda fora o Ateliê Yumi. Mas, depois de 2 anos de Ateliê, continuo investindo e não tenho nenhuma retirada. Só reinvisto tudo que entra.

bolsas

Posso dizer que hoje, casada, com a minha filha Mariana, meu marido Marcos e morando a 800 quilômetros da minha família vejo que fiz a escolha certa. Como publicitária, dei tudo de mim, cresci, amadureci e … na hora certa, investi no meu próprio negócio e não me arrependo, jamais. Apesar de todas as dificuldades, sei que faço o que amo e isso, não ha nada melhor. Como dizem e não canso de repetir: “Não tem preço”.

Vamos até a loja conhecer aos produtos de perto? Sejam todos bem-vindos e obrigada por lerem um pouco sobre a minha história!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.