Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Alice, da loja No país da Alice

Lojista em destaque: Alice, da loja No país da Alice

alice_foto

Oi! Muito prazer. Meu nome é Alice Mantellatto e minha loja é a “No país da Alice”. Sou de Santos-SP e atualmente resido em Piracicaba-SP.

Muita arte e papel sempre

O interesse pelas artes me acompanha desde a infância. Cursei faculdade de Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas na Unesp.Minha intenção  era dar aulas e ter um trabalho autoral, paralelamente.

Na adolescência, fiz um curso de Ecoarte, onde aprendi a fazer a papietagem, uma variação do papel machê. Para aprender a receita da massa do papel, fui pesquisando, testando diversas possibilidades, errando muito, até alcançar um resultado satisfatório. Em relação à pintura, me dediquei a cursos durante a adolescência e a faculdade, mas só fui aprender de verdade quando comecei a dar aulas de óleo sobre tela e pintura em tecido. Aprendi na prática, junto com meus alunos.

alice_criacoes

É curioso pensar que comecei a pesquisar o papel machê só no último ano da faculdade, quando fazia voluntariado no Hospital Estadual de Bauru. Na época, queria confeccionar um fantoche diferente para contar histórias para as crianças internadas. Foi aí que surgiu meu primeiro boneco e me apaixonei pela técnica. Até hoje é o tipo de arte que permeia todos os meus produtos, de anéis a topos de bolo.

Não basta criar, tem que vender

No início da minha marca, a grande dificuldade ao empreender e criar um negócio não estava na produção… Foi a falta de experiência em vender minhas peças meu maior obstáculo. Eu tinha muita vergonha no começo. Outro ponto foi aprender a lidar com a nova rotina de trabalho e administrar a vida profissional e pessoal, que se tornaram uma coisa só.

Para aprimorar meu negócio, senti que precisava buscar conhecimentos e comecei a pesquisar sobre empreendedorismo. Investi em cursos da área e li bastante sobre o assunto, procurando me diferenciar de uma maneira autêntica e sincera.

atelie_alice

As fases do ateliê

Cuido pessoalmente de todas as etapas do trabalho, do início ao fim. Minha fase preferida é a pintura e a finalização da peça. Quando chega o momento de envernizá-la, significa que tudo deu certo e que fiquei satisfeita com o resultado. É uma sensação muito boa. Fotografar também é uma das etapas preferidas, amo fotografar!

Meu ateliê fica na sala do meu apartamento. Na verdade a sala nem existe mais, é só meu ateliê. Tudo começou com uma mesa enorme que meu pai improvisou pra mim. E então, aos poucos, fui decorando e arrumando de um jeito funcional e ao mesmo tempo confortável e bonito.

Tudo dentro da rotina

Para que o trabalho tenha produtividade, procuro me focar o máximo possível e deixar os afazeres domésticos para outros momentos. Porém, confesso que às vezes me vejo passando aspirador no chão quando deveria estar trabalhando. Mas acho que isso faz parte de um processo de adaptação.

Não tenho filhos, mas tenho uma gatinha chamada Amelie que me faz companhia e solicita a minha atenção e cuidados. Hoje entendo que é  preciso organizar as tarefas, fazer listas de prioridades e calcular o tempo para cada atividade. Sem organização, tudo falha.

alice_arte

Tão livre como os passarinhos

Quando penso no meu produto favorito, não tenho dúvida:  são os passarinhos! Eles são minha marca registrada e representam a liberdade que sinto em relação a trabalhar como autônoma. O topo de bolo para casamento (com passarinhos noivos) é o produto que mais vendo.

Fico muito feliz quando vejo um cliente satisfeito e emocionado com uma peça que produzi. Para mim, fazer coisas que amo e que geram um impacto positivo na vida de outras pessoas é quase uma poesia. Costumo dizer que são pequenas doses de amor, pois cada peça criada carrega uma história e emoções únicas.

atelie

Boas perspectivas

No ano passado, me dediquei exclusivamente ao meu negócio criativo e foi a minha única fonte de renda. Este ano, começarei a dar aulas de Educação Artística e quero conciliar os horários para que ambos os trabalhos convivam em harmonia.

Gosto muito do trabalho de outros artistas do Elo7, me identifico com “Atelier Santa Bárbara” com seus produtos artísticos e coloridos, com os delicados aventais da “Flô di Pá” e com os sapatinhos fofos do “Ateliê da Nanda”.

Será que você também já pode falar que gostou da minha loja? Vem conhecer mais aqui.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.