Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Denise, da Brotos Eco

Lojista em destaque: Denise, da Brotos Eco

Muito prazer, sou a Denise Facciuto, da loja Brotos Eco! Sou da Venezuela, de Caracas, e hoje moro e crio minhas peças em Fortaleza. CE.

Antes de trabalhar com a Brotos, dirigi por seis anos a “Artegaia”, empreendimento que desenvolvia e comercializava brindes ecológicos. Morava na cidade, trabalhava 16 horas por dia de domingo a domingo, muitas vezes em zonas de risco e lidava, na maioria das vezes, com pessoas e situações “difíceis”, que me ensinaram a tomar decisões, solucionar problemas e dar meu máximo. No entanto, percebi que estava distorcendo valores e esquecendo prioridades… Foi então que decidi recomeçar do zero. Optei por uma atividade que embora representasse um enorme desafio, preenchesse minhas necessidades básicas. Sem ter que deixar de ser quem era ou ter que deixar de acreditar no que acredito.

Como surgiu o novo caminho

Defini meu objetivo: produzir peças sustentáveis para os pequenos surgiu de forma espontânea. Passava grande parte do tempo com meus filhos e tinha a convicção de que precisava oferecer novas possibilidades para quem consome sem pensar na poluição e consequências para o meio ambiente.

Já a produção manual veio de outras épocas… Há alguns anos, tive que deixar meu país e trocar as aulas de Mercadotecnia e Publicidade – que lá é uma carreira só – pela estrada. Foram cinco anos viajando pelo Sul e o Caribe, apenas com meu filho e uma mochila nas costas.  Para isso, precisei aprender várias técnicas que me permitissem sobreviver e continuar o trajeto fazendo o que gostava. Muito do que aprendi foi com pessoas maravilhosas que conheci, o que explica a variedade de técnicas que emprego.

No momento que optei por um “porto seguro” e decidi que viveria de criatividade, precisei dominar programas gráficos, noções básicas de administração e empreendedorismo sustentável. Então,  fiz e continuo me capacitando em cursos profissionalizantes.

A marca

A ” Brotos Eco” começou há pouco mais de um ano. Em termos de produção, a maior dificuldade foi e continua sendo, me manter fiel aos princípios de sustentabilidade, utilizando técnicas e materiais que não agridam ao meio ambiente. Já  em termos de comercialização, está divulgação efetiva cujo custo esteja dentro das possibilidades do nosso orçamento.

Dividimos nossa produção em dois grupos, peças utilitárias e decorativas direcionadas para o público infantil  e peças de Origami. No que respeita ao primeiro grupo, sou responsável por todas as etapas de produção, da escolha e desenvolvimento do produto/identidade/embalagens à distribuição, comercialização e divulgação do mesmo. O crédito das dobras das peças de Origami vai para meu filho Moisés. Eventualmente, trocamos ideias em relação à combinação de cores e formatos, porém, as dobras e o acabamento ficam sob seus cuidados.

Independentemente da fase de produção, gosto muito do contato com o material. Selecionar cores e texturas, sentir o cheiro de tinta, organizar itens e ferramentas alimenta o processo criativo e me faz sentir que este é meu lugar

Nossa rotina sustentável

Há alguns anos, optamos por viver fora da cidade, perto do Mangue, no Litoral Oeste do Estado do Ceará. Assim, temos o privilegio de trabalhar num local verde, o qual fazemos questão de preservar. Dividimos nosso espaço com um enorme cajueiro, várias espécies de passarinhos e algumas iguanas. No meio da tarde o bem cedo pela manhã, é comum receber a visita de Sonhins, estes macaquinhos da foto.

De modo geral, tentamos utilizar materiais e técnicas de produção que respeitem a Mãe Natureza. Quando necessário, a impressão é feita com tintas à base de água e de forma totalmente artesanal; os tecidos utilizados são algodão cru, ou linho. Este último proveniente do descarte industrial, devidamente selecionado e higienizado. No ateliê, seguimos rigorosamente critérios de coleta seletiva assim como de consumo consciente e reaproveitamento de água.

Este tipo de empreendimento demanda organização e disciplina em extremo! É importante definir prioridades e aconteça o que acontecer cumprir o que foi definido, tanto em casa como no ateliê. Sou infinitamente grata por dividir meu tempo e meu espaço com o Miro, o qual compreende a dinâmica do trabalho, e me estimula a seguir em frente. Já o fato de meus filhos praticamente terem nascido e crescido num ateliê  faz com que se adaptem ao ritmo de produção e muitas vezes até participem do processo… Sem a colaboração de todos eles, seria impossível conciliar  as duas atividades.

A dinâmica de trabalho

Em relação aos produtos, tenho carinho especial pelas “Sofias”, já o público adora as almofadas da  “Rolinha apaixonada” e da “Baleia Doroteia”.

Há muitos anos, minha principal fonte de renda tem sido a atividade criativa. A diferença é que agora investimentos e esforços estão encaminhados numa única direção, o que permite um maior aproveitamento do tempo e dos recursos assim como um maior controle dos assuntos financeiros.

Entrar no mercado virtual exige organização, comprometimento e constante capacitação, para poder atender as demandas de um público bem amplo e diferente que exige rapidez e qualidade nos produtos e no atendimento. No entanto, o retorno desse esforço tem sido mais do que satisfatório, o que definitivamente é um estímulo para tentar sempre dar o nosso melhor e ir além do óbvio, do estabelecido.

Falando da comunidade artesã do Elo7, me identifico com as lindas serigrafias do Estudio Kiwi, gosto do cuidado na escolha dos produtos e do capricho  na apresentação dos mesmos na loja do Especiário  e se pudesse,  compraria várias das delicadas peças em prata da joalharia da Tereza  Pavarini.

Depois do nosso papo, posso convidá-los aconhecer nosso espaço? Sinta-se em casa e não deixe de apreciar a natureza. 

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

19 comentários

  1. Denise Facciuto

    Obrigada Marcela, Adoramos… : ] !!!

  2. Linda matéria, Marcela!

  3. PARABÉNS PELO TRABALHO!!

  4. Vânia de Barros

    Linda trajetória, amei o seu trabalho, parabéns!

  5. Seus trabalhos estão lindos. Um mimo. Parabéns…

    • Denise Facciuto

      São simples, mais feitos com carinho, Maria Celeste… Obrigada pelo comentário!

  6. Que delícia conhecer essa história!!!
    Adoramos os trabalhos da Brotos e a Denisse… ain… fofa!!!

    • Denise Facciuto

      Obrigada, Fabi !!! : ] Beijo grande para você e para o “Gui”…

  7. Puxa Denise, fiquei super feliz em ter sido incluída na sua lista de favoritos!!!!
    Não conhecia seu trabalho e fui lendo a matéria e me apaixonando pela sua estória e pelo lindo trabalho de vcs.e no final ..estava dentro da matéria!!!! Delícia!!!
    Parabéns pela habilidade, pela divulgação de uma consciência ecológica e é claro pelo resultado que é muito lindo e criativo!!
    Grande abraço

  8. denise ferraz

    querida, parabéns pela sua escolha.

  9. Bárbara Borges

    Linda Historia :)

  10. Obrigada, Bárbara : ] !!