Home | Banner Destaque | Lojista em destaque: Isamara, da Scrapisa

Lojista em destaque: Isamara, da Scrapisa

Olá! Sou a Isamara Neves Barbosa, da loja Scrapisa. Nasci em Mogi das Cruzes e hoje  moro em São Paulo.

Não fui sempre artesã e dona do próprio negócio… Tudo começou em 2010, quando minha filha ia fazer 2 aninhos de idade e eu não queria de jeito algum fazer festa em buffet. Na minha opinião, tudo era muito feio e caro. Queria algo diferente, mais artesanal e delicado. A solução? Criar! Junto com a minha mãe que também é artista fiz a decoração completa e ficou lindo, do jeito que imaginava.

A partir dessa,  comecei a criar para as amigas, depois conhecidas e até que uma hora decidi montar a loja no Elo7. Nessa época eu ainda trabalhava na área de odontologia, pois ainda não tinha a certeza se este caminho daria certo, apesar de a vida toda ter me envolvido com arte… Desde pequena faço cursos e tive a sorte de ter uma mãe observadora e que viu o meu potencial para o lado artístisco.

Na faculdade, segui humanas, fiz publicidade e propaganda e depois abri o meu leque fazendo design gráfico na Escola Panamericana de Artes (EPA). Como queria muito fazer artesanato com scrapbook, fui atrás de cursos básicos, avançados … Até sentir que poderia dar os primeiros passos para as minhas próprias criações. Minha intenção era fazer um mix de tudo que havia aprendido em todos esses anos de aprendizado! Pode notar que nos trabalhos da Scrapisa há mesmo uma mistura de técnicas.

Por essa variedade toda, a minha maior dificuldade foi decidir o que eu venderia. No início coloquei vários produtos diferentes, mas aos poucos fui percebendo que seria loucura seguir dessa forma e então decidi optar por apenas um produto: papelaria para festas infantis.

Uma vez definido o foco, parti para a montagem do ateliê. O escritório de casa virou o espaço da criação e como cuido de todo o processo artesanal, optei por instalar todos os aparelhos perto de mim, assim fica tudo à vista e fácil de manusear. Investi em equipamentos como uma impressora a laser e uma máquina que recorta papéis. Ah! O computador também é meu xodó. Penso que é importante trabalhar com tudo de qualidade, o que se transforma em um diferencial.

Falando de ateliê em casa, já conto também que a rotina aqui conta com 1001 utilidades. Mãe, esposa, dona de casa e artesã, não é nada fácil mas também não é impossível. Adoro ser tudo isso, o importante é seguir uma rotina para o dia render e também para não sair do foco. Recomendo montar uma planilha semanal dos pedidos que devem ser confeccionados, essa organização me ajudou muito até para ajustar a hora de comprar a matéria prima nova. Cada detalhe como esse é importante para ter bons resultados nessa vida de trabalho próprio que escolhi!

Hoje posso dizer que sou mais feliz seguindo esta carreira e encaro como minha única fonte de renda e atividade. Aprendi a ter clientes que valorizam o meu trabalho e me avaliam com palavras positivas, que me levam a ter mais vontade de fazer produtos novos. Já dizia Albert Einstein: “a criatividade é a inteligência se divertindo”. Amo o que faço e isso para mim é tudo ;-)

Ver a minha filha que me fez começar tudo isso dizendo que sou a sua “Tinker Bell” por ser artesã é demais! Por adorar o que faço, valorizo demais também o trabalho de outros criativos que vivem de suas artes, como a Joana da Banana-Cazza, o Marcello da LPeople e a Eli da Oficina de Artimanhas.

Quer ver minhas criações de perto? Sinta-se bem-vinda(o)!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.