Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Mateus, da Ladoludens

Lojista em destaque: Mateus, da Ladoludens

lado1

Olá! Sou Mateus Andrade, designer, ilustrador e crafter. Junto com minha esposa Alessandra Marques, que também é designer, montamos nossa loja Ladoludens. A gente se conheceu no curso de graduação em Desenho Industrial/Design e logo descobrimos afinidades, inclusive o amor pela arte. Nasci em Alagoas e Alê em Pernambuco, mas atualmente moramos em Aracaju, cidade que nos acolheu muito bem.

Nosso negócio

A decisão de montar um negócio próprio veio a partir do momento em que sentimos a necessidade de mudar o rumo da nossa carreira profissional e estilo de vida. Foi essa redescoberta de nós mesmos que levou à criação da marca, e ela continua sendo um instrumento para isso. Esperamos que cada uma de nossas criações carregue positividade, despertando o lado criativo, divertido e leve das pessoas. Por isso, o nome Ladoludens remete ao lado lúdico (ludens, no latim) que temos dentro de nós.

lado2

A criação e desenvolvimento do conceito da marca, o logo, a primeira coleção, tudo levou cerca de dois anos de planejamento. Todo esse processo foi feito por nós, com base em nossa formação acadêmica e muita leitura de livros e sites. Sempre tivemos iniciativa para buscar as informações que precisamos. Alessandra, por exemplo, sendo responsável pela produção das peças, aprendeu a costurar com tutoriais de revistas especializadas.

O desafio do dia a dia

Ter um negócio próprio e em casa é muito vantajoso e, ao mesmo tempo, desafiante. Uma das dificuldades é justamente conciliar tantas funções importantes e separar o tempo dedicado ao trabalho sem se distrair com as tarefas domésticas, por exemplo. Além disso, quando se é seu próprio chefe, a responsabilidade é maior e é preciso aprender a se automotivar, tomar decisões e lidar com elas.

lado3

Gosto de criar os personagens. É um momento que me traz muita satisfação. Todas as criações são especiais para mim, pois cada uma surgiu em um momento particular em nossa história. Dentre elas, aprecio muito o Albano Orelha, pelos aspectos estéticos, o Bartozito e suas cores que atraem curiosidade tanto de crianças quanto de adultos, e os Pingos do Coração, pela representação mais direta do amor.

O destaque da marca, atualmente é a linha de toy art. São personagens com nome, personalidade e história. Costumo ser responsável por batizar os toys e fico feliz em perceber que os clientes se divertem com os nomes e dão até apelidos. Temos, por exemplo, Lila Pupila, Bartolomeo e Bartozito, Pimentélio Bravo entre outros.

lado4

A dois

Juntos, nós dois trabalhamos no processo criativo e produzimos conteúdo para o blog. As demais funções, conseguimos fazer uma boa divisão: fico com as ilustrações, a modelagem dos olhos-botões, estampa artesanal em tecido para alguns personagens, fotografias, a área administrativa do negócio, além de responder emails dos clientes, monitorar a loja online, o blog e as redes sociais.

Já Alessandra, confecciona as peças de tecido, planeja o conteúdo em parte das redes sociais, organiza as encomendas nas caixas de transporte e leva aos Correios. Por enquanto, terceirizamos só a parte da impressão dos pôsteres e outros materiais gráficos, como os cartões de visita.

Tudo em casa

Montamos o ateliê num dos quartos da casa. Temos duas mesas, armário, prateleiras e, claro, a máquina de costura, nossa fiel companheira. Lá, fazemos as reuniões de pauta, desenhos, embalagem, produção das peças e tudo que é necessário. É a parte da casa que todos gostam, inclusive nossos amigos quando nos visitam sempre pedem para ver o ateliê. Normalmente, procuramos deixar sempre organizado, mas, em período de confecção do estoque, a bagunça chega ao nível máximo.

lado5

Ladoludens é nosso trabalho principal. Como não temos filhos, conseguimos focar na loja. Fizemos um planejamento para investir no negócio utilizando recursos próprios até que se torne totalmente independente. É adorável quando temos a oportunidade de ver a reação positiva das pessoas, seja com um sorriso (quando participamos de feiras, por exemplo), ou através do feedback dos clientes, que nos escrevem e mandam fotos. Isso nos ajuda a continuar o trabalho com otimismo e confiança.

No Elo7, é possível encontrar trabalhos de gente muito talentosa. Gostamos, por exemplo, da proposta da Loja de Inspirações da Joana Ludwig, das cerâmicas do artista plástico Chico Sasek e das moringas da Fabiana da loja Design by Fabi.

Conheça o universo Ladoludens! Será um prazer receber sua visita. Um abraço! :)

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.