Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Sumara, da Arte de Amor Artesanatos

Lojista em destaque: Sumara, da Arte de Amor Artesanatos

post-abre

Muito prazer! Eu sou a Sumara Ghizze Pio e minha loja é a  Arte de Amor Artesanatos. Atualmente moro em São Pedro – SP, bem pertinho das águas famosas por suas propriedades medicinais!

Paixão pelas artes desde a infância  

Desde menina faço artesanato. Minha mãe ensinou tricô e costura e minha avó crochê. Ainda pequena confeccionava vestidos de bonecas para vender. Já adolescente através do crochê fazia bolsas, coletes e cintos para amigas. Na onda hippie, fazia as franjas e a rusticidade do trabalho com barbante. Mais adiante, em tricô e crochê, produzia cachecóis. Alguém me fez o desafio de fazer uma galinha com os pintinhos em um avental tipo country, depois vieram galos, vaquinhas, bonecas e outros. Desafios me apaixonam! Então parti para outros nichos do artesanato: móbiles em tecido e pedrarias. Preocupada com muita sobra de tecidos, comecei a utilizá-las em topiaria fazendo flores, depois flores de fuxico de todas as formas e variedades aplicadas em móbiles, guirlandas, bolsas etc.

post-sumara1

 A técnica de criar… técnicas!

Minhas técnicas são variadas, as tenho como no horizonte e procuro fazer releituras frequentes para me atualizar. Misturo e incorporo novas técnicas, desde o bordado, tapeçaria, topiaria, trançado, costura, patchwork, pintura, decoupagem, e, dessa forma, vou imitando  a miscigenação das raças do nosso país. Meu objetivo é que o cliente desperte sua percepção no toque, no visual, no formato, na textura, na leveza e que ele sinta o amor e carinho em cada peça executada. Como podem ver, não há uma técnica única ou básica, mas um desdobramento de diversas delas que trazem à lembrança momentos de prazer, emoção e reflexão.

post-sumara2

Considero ter um dom para a arte. Cursos práticos, foi um ou outro de curta duração. Aprendo até hoje especialmente pelos livros, invisto muito nisso e assim me atualizo. Aprecio os trabalhos disponibilizados nas redes sociais que muitas vezes despertam minha criatividade.

A satisfação em empreender

Além de ajudar no sustento, o prazer de fazer o que amo me dá uma sensação de ascensão. Parece que flutuo na hora do envolvimento com o que estou criando. Dou o melhor de mim sempre. Tudo tem um pouco de mim. Se o cliente apreciar e se encantar, então chego no auge da alegria e satisfação, pois sei que aquele objeto vai encantar a vida das pessoas onde ele estiver.

A primeira dificuldade foi ter que restringir tantas ideias que fervilhavam em minha cabeça. A gama de possibilidades é tão grande que fica difícil optar pelo que fazer no momento e o que deixar para depois. Outro desafio para um início são as rejeições, mas estas, aos poucos, vão nos ensinando a vencer a primeira que mencionei, pois definem mais e melhor, as escolhas do que devo fazer.

No início encarava minhas criações apenas como um hobby, mas a medida que fui me envolvendo e me apaixonando por tudo, passou a ter um volume maior de dedicação e comprometimento de tempo. Hoje participo de feiras, bazares, exposições em diversas cidades de São Paulo. Agora, minha arte é minha principal fonte de renda.

 Bagunça organizada!

Bem, para quem olha de fora, talvez ache meu ateliê bagunçado, porém é necessário que fique assim durante o processo criativo, pois, tudo precisa estar à vista, ao meu redor. É importante visualizar cor, linha, tecido, acessórios a fim de que nada escape à possibilidade de aplicação ou à ideia mental formada. É uma bagunça bem organizada, pode crer!

 O xodó do momento

Amo tudo que faço e crio. Mas, agora estou me dedicando a tapeçaria e bordado na confecção de bolsas em lona resinada. Bolsa é minha paixão, então, estou buscando criar todas bem diferenciadas, exclusivas, objetos de desejo e únicas. Cliente gosta de exclusividade!

post-sumara3

Admiração pelos colegas #foradesérie

Sou fã de alguns vendedores do Elo7, como a  Tecidinhos Jaqueline Lopes, que possui uma variedade grande de tecidos, Cris Enfeites, que  tem coisas lindas e o Ateliê LukaBrasil, que está cheio de objetos de decoração em esmalte pintado.

Quer conhecer um pouco mais do meu trabalho? Visite minha loja e deixe sua opinião aqui nos comentários! Sua visita será muito bem-vinda!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.