Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Tiago, da Mafagafo

Lojista em destaque: Tiago, da Mafagafo

mafagafo1

Olá! Sou o Tiago e minha loja no Elo7 é a Mafagafo. Produzo brinquedos, instrumentos musicais infantis, desafios e outros artigos em madeira, proveniente de retalhos de marcenarias e madeiras certificadas.

Cresci na cidade de Itu, interior de São Paulo, e desde pequeno gostava de desmontar coisas e fabricar meus próprios brinquedos. Martelava, serrava, amarrava, colava e me divertia muito com essa bagunça. Sempre fui estimulado pela minha família a criar coisas, tanto que no meu aniversário de 9 anos, meu avô me deu uma furadeira de verdade!

Não sou marceneiro formado, minha formação é de músico e professor de música, mas nunca deixei o hobby da marcenaria e, nas férias escolares, ajudava um marceneiro com quem aprendi técnicas valiosas sobre madeira. Na minha casa, fazia questão de produzir os móveis.

mafa-post

O negócio dos brinquedos começou quando já casado e morando em Salto, resolvemos abrir uma loja de brinquedos educativos, pois minha esposa e eu trabalhávamos com crianças e sabemos da importância desse tipo de brinquedo na sua formação intelectual e social. De brincadeira, fui produzindo umas coisinhas pra vender também na loja e acabou dando tão certo que fechamos a loja e continuei com a minha produção, vendendo em feiras e também para lojas do ramo.

Meu trabalho com música e com crianças me incentivou a desenvolver uma linha de instrumentos fora do convencional. Fazíamos oficinas de instrumentos com sucata e quando uma engenhoca funcionava legal, passava para a linha de instrumentos.

A Mafagafo virou coisa séria quando em 2010, resolvi me dedicar exclusivamente à produção dos brinquedos. Criamos coragem e vimos que era possível cair de cabeça nessa brincadeira. Com mais tempo para me dedicar, a técnica foi aprimorada e novos produtos surgiram, a qualidade aumentou e os prazos de entrega diminuíram. Por enquanto ainda temos muita dificuldade quanto à programação de ganhos, pois a venda do brinquedo é sazonal e precisamos sempre buscar novos clientes e produtos.

mafa-post2

As feiras ajudam muito a superar a época em que os pedidos de lojas esfriam e é ótima opção de conhecer o cliente. O contato direto nos faz entender as expectativas e necessidades de cada público, além de ser um prazer imenso ver uma pessoa comprando um produto feito por você mesmo!

Encontrar o lugar certo para vender também faz uma enorme diferença e nos faz perceber que existe público para qualquer produto, mesmo os menos comuns. O Elo7 é uma referência de bons produtos e um ponto de encontro de artesãos e apreciadores de artesanato. Fiquei imensamente feliz quando a minha filha me contou sobre um site que vendia artesanato e que qualquer artesão podia ter sua loja nele. Tem me ajudado muito, tanto nas vendas como na divulgação e também como selo de qualidade do meu produto.

mafagafo33

Sobre o meu local de trabalho, posso dizer que a minha oficina é ambulante, pois gradativamente vai crescendo e o espaço vai se tornando pequeno e apertado devido ao aumento da produção. O negócio começa de mansinho no quintal, e de repente, percebemos que tem coisas espalhadas pela casa toda! Hoje, depois de 4 mudanças, ocupo dois cômodos na casa da minha sogra e a oficina ficou mais organizada. Já está pequena de novo e estou estudando alugar um salão e arrumar um ajudante, pois os produtos são feitos exclusivamente por mim. Todas as etapas da produção: coleta de retalhos em marcenarias, seleção, corte, furação, lixamento, pintura, montagem, embalagem e venda. Ufa! O artesão tem dificuldade em delegar seu serviço, pois, para ele cada produto é uma arte única.

Minha esposa me ajuda muito na parte da divulgação, atendimento nas feiras e na criação de novos produtos, pois, também é pedagoga e conhece como ninguém o universo infantil.

Hoje tenho 34 anos e acredito que tenha encontrado o trabalho que mais me estimula e mais me desafia. É arriscado, mas é ótimo ter o próprio negócio. Espero um dia poder retribuir todo o apoio que tenho recebido da minha família, amigos e Elo7.

Muito obrigado, um abraço e sejamos todos felizes!

Tiago Mafagafo

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.