Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojistas em destaque: Marcia e Marcelo, da Cuttin’ Studio

Lojistas em destaque: Marcia e Marcelo, da Cuttin’ Studio

irmaos

Olá! Muito prazer! Somos Marcia e Marcelo Tomasini, irmãos e criadores do CUTTIN’ STUDIO. Nascemos e moramos em São Paulo.

O plano B virou A

Há alguns anos, depois de trabalharmos com publicidade e design editorial, decidimos que era hora de arriscarmos e abrirmos o nosso próprio negócio. Fizemos um curso de encadernação básica e  foi aí que resolvemos unir nossa experiência em design gráfico com a produção artesanal de cadernos. A partir do que aprendemos no curso, fomos adaptando os cadernos para que eles tivessem mais a nossa cara, a nossa personalidade.

Muita coisa aconteceu desde que fizemos esta escolha. Não tínhamos muita ideia do que estávamos fazendo no início, mudamos o foco do estúdio algumas vezes e fomos nos descobrindo no meio do caminho entre acertos e erros. Hoje estamos mais seguros do quê e de onde queremos chegar. Então, nos sentimos no começo de uma nova fase.

estudio

O trabalho além da encadernação

A marca está hoje em uma casa muito legal onde temos bastante espaço para trabalhar. Temos um showroom, que também é loja e uma galeria no andar de cima onde expomos algumas artes. Cada vez mais procuramos diversificar nossa linha de produtos. Além da nossa produção autoral, também temos oficinas de encadernação, onde ensinamos a fazer os cadernos e em breve teremos outros cursos na grade.

Dia a dia criativo

No início produzíamos manualmente todas as etapas dos cadernos, costurando os miolos  dos cadernos um a um. Depois de um tempo, com a demanda aumentando, resolvemos terceirizar a produção dos miolos lisos. Mas, os pautados e os pontilhados, continuamos a costurar aqui mesmo no estúdio.

trabalho

Nossos trabalhos, como comentamos, ultrapassa a encadernação: se dividem entre a produção dos cadernos, o showroom e as aulas. Tentamos evitar ao máximo trabalhos com prazos malucos, daqueles que você tem que trabalhar até madrugada e finais de semana. A atividade manual requer tempo e o acabamento perfeito é fundamental.

A criação das artes  é a nossa etapa preferida nesse processo. Já chegamos a utilizar somente tecidos importados para revestir os produtos, mas hoje, criamos uma linha de estampas exclusivas, feitas por nós mesmos e artistas parceiros.

produtos

Preferidinhos do estúdio

Os cadernos são nosso carro-chefe e a estampa que mais faz sucesso é a fênix, parte de uma obra maior do Marcelo que também é artista visual. As pranchetas para cozinha foram lançadas no final do ano passado e também agradaram bastante! Elas vêm com bloquinho, elástico para prender caneta e ainda têm um ímã para grudar na geladeira.

Os dois lados da autonomia

Como deve ocorrer com outros profissionais autônomos, sentimos que é ótimo ter liberdade para criar um produto e ver a aceitação das pessoas. O outro lado da moeda é lidar com a inexperiência, o tempo e todas as funções que são acumuladas no gerenciamento do nosso pequeno negócio.

A Cuttin’ é hoje nossa principal fonte de renda. Paralelamente funcionamos também como um estúdio de design gráfico e prestamos serviços para empresas que procuram associar sua marca aos nossos produtos.

marcia

Depois deste papo, convidamos quem ainda não conhece nossa produção a fazer uma visita à CUTTIN’ STUDIO! Serão todos muito bem-vindos.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.