Home | Destaque | Ôba! O Mercado Mundo Mix está de volta

Ôba! O Mercado Mundo Mix está de volta

beto lago mercado mundo mix de volta ao brasil entrevista elo7
Entrevistamos Beto Lago, empresário criativo e fundador do Mercado Mundo Mix, o evento alternativo de moda, cultura e comportamento mais famoso do país.

Mundo Mix, como é carinhosamente conhecido por estilistas, designers, artesãos, músicos e artistas, mudou a maneira de consumir e vender produtos para públicos alternativos, unindo diferentes “tribos” urbanas em um único evento, transformando o “underground” em sinônimo de glamour e estilo.

Só pra dar uma ideia de como a feira foi importante (pra quem não conhece), marcas e estilistas como Alexandre Herchcovitch, Chilli Beans, DJ Mau Mau, Doc Dog, Walério Araújo, Cavalera, Marcelo Sommer, Thais Gusmão, entre muitos outros, ficaram conhecidos depois de participar do evento.

Depois de uma temporada fora do país, Beto retoma o projeto com toda a força no Brasil!. Se você é um elosetter de atitude, recomendamos ficar de olho! Confira a entrevista exclusiva de Beto Lago para o Blog do Elo7.

beto lago entrevista elo7 mercado mundo mix

A criação do Mundo Mix acompanhou o desenvolvimento da Economia Criativa no Brasil. Como foi a transformação do que era “underground” em mainstream? 

Como todo evento que alcança grande sucesso, o Mundo Mix foi criado com o objetivo de ser uma plataforma para um segmento que não era respeitado. No caso, eram os novos estilistas que não tinham espaço para mostrarem e venderem seus trabalhos, já que nos anos 90 a moda brasileira era dominada por monomarcas. Não existiam trabalhos autorais, e muito menos faculdades de moda.

Tinha um outro fato também: eu e meus amigos éramos contra a cultura capitalista, não queríamos trabalhar para ninguém, e sim viver fazendo o que a gente gostava. Logo quando o Mundo MIx foi criado em dezembro de 94, percebemos que não era só nossa turma que queria isso, e sim uma multidão de jovens que, com o aparecimento do plano real, queriam virar empreendedores criativos.

beto lago mercado mundo mix de volta ao brasil entrevista elo7

Os movimentos underground que nos acompanharam foram surgindo espontaneamente e aderindo ao nosso> Foi a época da música eletrônica, o começo das raves, o movimento GLS que começava a mostrar sua cara, tatuagens, piercing e cabelos coloridos. O que era considerado underground naquela época, hoje é o que manda no mainstream. Nós já éramos economia criativa, e não sabíamos. Isso ficou claro com o passar do tempo. A economia criativa do Brasil nasceu no MMM.


Expor no Mundo Mix sempre foi sinônimo de originalidade. Como é feita a curadoria de expositores?

Nós temos uma equipe de curadoria que vai atrás de novos criadores. Buscamos pessoas que tem o mesmo tipo de vibração que a nossa. Podem ser criadores que estão há pouco tempo no mercado ou pessoas novas que tenham uma marca nunca mostraram o trabalho em feiras ou eventos. Criadores com vontade de expor suas opiniões, mostrar seu trabalho, e se conectar com o público.

beto lago entrevista elo7 mercado mundo mix

Você começou a feira aqui e depois seguiu para Portugal e outros Estados. Como foi essa experiência?

A experiência na Europa foi ao mesmo tempo interessante e muito importante devido ao intercâmbio de culturas. A cultura brasileira chegou lá e movimentou a cena vanguardista portuguesa. Foi uma troca muito bacana, e claro que trago como bagagem para os eventos que estamos fazendo novamente no Brasil. Desde o começo em 94, até o ano de 2002, foram mais de 200 edições em oito estados brasileiros. O Mundo Mix se estabeleceu em Portugal a partir de 2003, agitando cidades como Lisboa, Faro, etc. A partir de agora, voltaremos a itinerar pelo país, levando a nossa arte para todos.

entrevista beto lago elo7 mercado mundo mix

O Mundo Mix trazia novidades em design, música e cultura. Você poderia citar alguns exemplos de marcas que começaram sua carreira no evento?

Foram centenas, e todas atingiram um grande sucesso. Algumas mais midiáticas e outras seguiram o caminho profissional dentro das suas áreas. As mais famosas foram a Chilli Beans, Alexandre Herchcovitch, André Lima, Mário Queiroz, Cavalera, A Mulher do Padre, Valério Araújo, Thais Gusmão, Carlos Tufvesson, João Pimenta, entre outras.

quote_artesanato-novo-luxoO que você acha sobre o artesanato nos dias de hoje?

O artesanato é o novo luxo! É a única forma do Brasil se destacar num mundo onde a moda é globalizada e sofre as mesmas referências. Os materiais orgânicos que sempre foram usados no Brasil, em virtude da falta de acesso aos materiais têxteis importados e assim nos tornaram um precursor no uso dos materiais da natureza, transformados em peças de design. Através do artesanato brasileiro, conseguimos criar uma cara local, sem cair no caricato, como fantasias de carnaval e biquinis. Toda vez que faço o Mundo Mix fora do Brasil e levo algo desta área, o sucesso é imediato, tanto em repercussão quanto em vendas. Hoje em dias as pessoas querem coisas únicas e o artesanato é o caminho para isso.

A volta do Mundo Mix marca também uma versão nova, itinerante. Como foi a participação na Virada Cultural?

Após dez anos fazendo edições esporádicas no Brasil e nos dedicando totalmente a Europa, o Mundo Mix voltou nesse ano de 2012 na Virada Cultural em São Paulo, no minhocão, um local totalmente inusitado. Passaram pelo evento mais de 200 mil pessoas, um grande sucesso.

No último final de semana começamos nosso calendário itinerante pelo Brasil. A primeira cidade foi Campinas, onde atingimos um público de 7 mil pessoas, mostrando o grande interesse vanguardista que a feira ainda desperta. Tanto aquelas que frequentavam o Mundo Mix a anos atrás, como aquelas que foram pela primeira vez ao evento e se apaixonaram!

entrevista beto lago elo7 mercado mundo mix

Haverá outras edições do evento?

Ate o final de 2012 teremos varias edições! As confirmadas serão Bonito/MS dia 26/07, onde faremos um Mundo Mix só de marcas de Moda, Sustentabilidade e Artesanato. Em seguida ABC Paulista dia 26/08 após o Festival do Chocolate, que é o maior evento da região. Em setembro estaremos no evento No Capricho, organizado pela editora Abril em SP, em outubro estaremos no Rio de Janeiro, e em novembro, dias 10 e 11, voltaremos para Campinas, onde o público espera ansioso a nossa volta.

O calendário de 2013 já esta sendo fechado e logo será divulgado. Também voltaremos a atuar na Europa no ano que vem, na cidade de Londres na Inglaterra, além de Portugal.

*******

E aí, ansiosos para a próxima edição do Mercado Mundo Mix? Nós também! Fiquem ligados(as) que traremos muitas as novidades sobre este evento aqui no blog. Ah e se você lojista do Elo7 tiver interesse em participar de alguma edição deixe um comentário que encaminharemos para o Beto :).

Mercado Mundo Mix
Site: www.mercadomundomix.com.pt
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Mercado-Mundo-Mix/203831375514

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.