Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história da Jô Negretti – Mogi das Cruzes/SP

Conheça a história da Jô Negretti – Mogi das Cruzes/SP

No Dia Internacional da Mulher e no mês de aniversário de 2 anos do Elo7, homenageamos uma grande mulher e artesã, a Jô Negretti, compartilhando com vocês um pouquinho mais sobre a história de vida dela e da Jô Negretti Bijoux. Aproveitem para se inspirar em uma história tão incrível!

E gostaríamos de aproveitar para homenagear também todas as outras mulheres artesãs e artistas maravilhosas que são nossas grandes parceiras nesse grande dia. Vocês são a grande força que faz do Elo7 o que ele é hoje! Um grande beijo a todas vocês,

Equipe Elo7.


Minha entrada nesse mundo maravilhoso dos acessórios ocorreu há muitos anos – um pouquinho mais de duas décadas! Nossa, faz tempo! Entrei por um caminho não muito usual! Recém saída da Universidade, precisava trabalhar. Um amigo que possuía uma fábrica de peças de montagem de bijouteria me ofereceu um emprego de representante de vendas. Lá fui eu, com a cara e a coragem, por força da necessidade, vencendo as dificuldades internas. Andava por toda a 25 de março, por toda a Ladeira Porto Geral, entrando em cada loja, vendendo! Foi um percurso interessante, desafiador!

Não demorou muito tempo para que eu começasse a me apaixonar pelos acessórios e pela possibilidade de criação! Comprei uns alicates, algumas pecinhas e comecei a montar. Em princípio só para mim, mas as pessoas começaram a me pedir e uma coisa levou à outra.

Por alguns anos criava peças e vendia até que um dia comecei a trabalhar para uma grande Universidade de São Paulo, implantando um programa de Educação à Distância. O tempo para os acessórios havia acabado. Não conseguia mais… E assim foram anos, uns dez! Nesse tempo casei, tive um filho, e me ocupava entre o trabalho e a família. Porém o coração dizia que faltava um pedaço, faltava algo! Comecei então a procurar o que fazer com a necessidade de criar, que era imperiosa. De maneira autodidata (como tudo que faço) comecei a criar arranjos florais, a pintar caixas, a trabalhar com decoupagem, a pintar quadros, topiaria, enfim, uma infinidade de trabalhos artesanais e apenas para consumo próprio ou no máximo para amigos e familiares.
Há cinco anos entrei no programa de demissão voluntária que a Universidade abriu! Tínhamos um projeto – eu, meu marido e meu filho, de adotar uma criança e eu sabia que precisaria de tempo para me dedicar a ela. E aí o destino começou a tecer suas maravilhosas teias. Logo que saí do emprego, a escola do meu filho montou uma feira de artesanato. Meu marido logo falou: “Por que você não faz algo e vai expor?” A primeira coisa que me veio à cabeça foram as bijouteiras! Corri à 25 de março – a mesma rua onde tudo começou – fiz algumas compras e mergulhei de cabeça!

De lá para cá não parei mais!


Hoje ainda faço outras “artetravessuras”, mas o meu forte é o design de acessórios! Há um ano conheci o Elo7 e me encantei com a possibilidade do comércio virtual – afinal trabalhei com o virtual por dez anos! Abri uma loja Pro e comecei a batalhar mais um público, um público muito mais abrangente, muito singular, com características próprias! Um desafio tentador e deliciosamente compensador!Adoro ver por onde as minhas peças navegam e acabam parando, especialmente nesse Brasil maravilhoso. Já vendi para lugares que nem sabia que existiam e sinto um orgulho imenso vendo as minhas criações irem visitar outras paisagens. É o mundo maravilhoso da Internet!

Mas o Elo7 não me possibilitou apenas vender pela Internet em uma estrutura facilitadora. Propiciou-me muito mais! Por meio dele conheci pessoas que hoje chamo de amigas, algumas que talvez eu nunca venha a conhecer pessoalmente, mas que moram em meu coração! Pessoas com as quais aprendi muito e com as quais compartilho informações, conhecimento, além de piadas e risadas, suor e lágrimas! O Elo7 é um grande agregador de artesãos e designers!

Citarei alguns desses artistas e designers maravilhosos que conheci por meio do Elo7, na certeza de que muitos ficarão de fora. A primeira com certeza é a Cris do ateliê Casulo dos Fios. Comecei como cliente e acabei virando amiga! Com ela aprendi muito sobre vender artesanato na rede! Ela é sábia, muito sábia! A Mei – da Mei Arteira – que criou a comunidade Elo7 Pro, facilitando em muito nossas trocas e conversas! A Aline do Relicário Urbano – que já teve sua história divulgada por aqui e dispensa palavras! A Dani (Lilás Decoração), o José (Caiuá Shop), o Fabio do “Diz a Lenda Que”, a Bia da Pitanga Madura, e muitos mais! O que é importante frisar é que há laços fortes, muita troca, muito fortalecimento que sem o Elo7 nunca teria acontecido!

E por isso deixo aqui o meu agradecimento especial, nesse mês de aniversário do portal, à vocês: Mônica e Juliano, por terem a coragem de desbravarem esse caminho, por “aguentarem as neuroses” desse bando todo de artistas (ou de uma boa parte dele), de procurarem melhorar sempre! Obrigada e parabéns!

Visite a loja da Jô Negretti no Elo7 clicando aqui https://www.elo7.com.br/jonegrettibijoux/.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.