Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história da Michelle Lynn da Elegância Urbana – Juiz de Fora/MG

Conheça a história da Michelle Lynn da Elegância Urbana – Juiz de Fora/MG

Olá pessoal, inauguramos essa semana mais uma seção no nosso blog chamada Quem faz o Elo7. Nessa seção teremos várias convidadas e convidados especiais contando suas histórias de vida, de suas marcas, de seus produtos e que com certeza servirão de exemplo para tantos outros artesãos e artistas que querem se aventurar pelo mundo das vendas online e no Elo7.
Michelle, obrigada por aceitar nosso convite e por inaugurar a nova seção do blog! É um prazer enorme poder divulgar o trabalho da Elegância Urbana para todos os nossos leitores.

Um beijo,

Mônica Ipolito.

A arte, em aspecto geral, sempre fez parte da minha vida. Durante a infância sofri forte influência da minha mãe e dos meus tios com a literatura e a música. Com a chegada da adolescência, foi a vez das Artes Plásticas, na escola estudando o Renascimento e os grandes mestres da pintura, e no namoro, com meu marido, que fazia curso de desenho publicitário e me ensinou várias técnicas de desenho. Já no artesanato não sofri muitas influências, partiu de mim mesma valorizar e apreciar as habilidades manuais. O fascínio pelo desenho e suas formas e cores levou-me a observar, nas feiras de artesanato e decoração, a beleza das caixas em mdf, a técnica vitral das iluminárias em vidro, os bordados nos mais diferentes objetos decorativos, as rendas produzidas manualmente, as colchas de retalhos em patchwork, os acessórios femininos bordados e customizados, as velas artesanais e sua beleza ímpar, entre muitos outros. Foi nesse mundo literário, artístico e artesanal que desenvolvi minhas habilidades manuais.

Além de apreciar decidi começar a fazer, achei tão relaxante que não consegui parar mais, e a cada dia vou melhorando e aprendendo algo diferente. Na maioria das vezes busco inspiração para criar nos livros e na música.

Comecei pela pintura. Comprei uma tela e decidi preenchê-la com cores e formas inusitadas e daí em diante fui melhorando e aprendendo várias técnicas. Minhas telas, muitas vezes, são bem artesanais, costumo dizer que faço artesanto sobre tela. Entre outros quadros que foram presenteados, sobrou-me apenas este, que para mim tem um valor sentimental enorme:

A seguir aprendi a bordar, em especial ponto cruz, e fiz todo meu enxoval para o casamento. Mas aprendi também o vagonite e o ponto reto, além dos bordados em pedraria. Esse kit berço fiz quando estava grávida em 2005, para meu “pequito” que estava por vir.

Após o nascimento do Arthur precisei deixar meus trabalhos manuais, principalmente a pintura, um pouco de lado. Fazendo faculdade de Letras, dedicava grande parte do meu tempo à leitura e a outra ao meu filho. Porém, não resisti e comecei a pintar mdf, fiz parte da decoração do quarto do Arthur e algumas caixas que também foram presenteadas.

Há pouco tempo, observando uma vizinha tricotar adorei o jogo das agulhas e fiquei encantada com o que surgiu a partir de um novelo!! E quis aprender de qualquer jeito!!!! No dia seguinte estava com o material e vários tutorais buscados na internet. Aprendi! Algumas dúvidas, essa mesma vizinha, tirou-me.

Aprendi a arte de tricotar no final de julho, não fazia mais frio, e eu queria vender o que estava fazendo. Foi a primeira vez que fazia para vender, pois até então todo meu trabalho manual era feito para presentear e para uso próprio. Portanto, essa minha vizinha, ensinou-me a fazer bijuterias, e aí sim, eu vendi!!! Deu certo!!! Minhas amigas, conhecidas e familiares adoraram, compraram “quase” tudo. Mas o mercado ficou pequeno, foi então que navegando pela internet conheci o Elo7 e vi a possibilidade de ampliar meu mercado. Não perdi tempo! Fiz meu cadastro e publiquei minhas peças prontas, o sucesso foi tão grande que agora quero voltar a pintar, bordar e fazer mais cursos para aperfeiçoar cada vez mais minhas habilidades. Ainda para o início deste ano, pretendo fazer pintura em seda e desenho artístico.

Enfim, a Elegância Urbana surgiu da persistência, em especial da minha irmã, em colocar meus produtos à venda. Ela sempre acreditou e admirou os meus trabalhos e sabia que com eles eu poderia crescer. Com um filho pequeno sem poder trabalhar fora, entrar para a comunidade Elo7 foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida nos últimos meses. Com o atelier sendo em casa sobra tempo para dedicar-me ao meu filho e ainda fazer cursos virtuais no segmento empresarial/empreendedorismo.

Espero crescer ainda mais, e para isso, estou sempre reciclando-me em busca de cursos e aperfeiçoamento profissional. Procuro estar sempre variando o estilo das peças, acompanhando as tendências da moda, pesquisando sobre arte e literatura contemporânea e participando de eventos e feiras artesanais.

Meu objetivo é tornar a Elegância Urbana numa marca forte e consolidada no mercado online, e para que isso aconteça, conto com a parceria da Equipe Elo7 e do meu marido, Sandro Abritta, que faz o marketing virtual da loja. Hoje a loja está presente em quase todos os meios de divulgação virtual: twitter, facebook, fotolog, flickr e, em breve, também no orkut. Tenho planos de montar uma equipe estruturada e bastante criativa para atender à “demanda nacional”, até o final do ano espero que essa equipe já esteja formada.

As minhas peças são produzidas totalmente da maneira artesanal, não uso máquinas, e por isso não gosto de repetir, utilizo apenas a base e/ou modelo, mas sempre com alterações. O que acaba tornando cada peça singular. Procuro manter a qualidade no acabamento das peças, sou perfeccionista de natureza, não termino até que esteja da maneira que desenhei ou imaginei. Os produtos para a confecção são comprados em pequenas quantidades e bastante variados, pois adoro a mistura de tecidos, texturas, cores, formas e estilos.

Hoje considero-me uma pessoa feliz e realizada. Recebo constantemente elogios, estou vendo meu trabalhado ser valorizado e reconhecido. Graças ao apoio da minha familia e amigos estou conseguindo me realizar profissionalmente e sentir-me capaz de crescer ainda mais.

O artesanato brasileiro está cada vez mais se consolidando. Vemos hoje nos grandes eventos de moda o uso constante das peças artesanais. As pessoas têm buscado produtos de qualidade, mas principalmente exclusivos, e ambas características são encontradas nos artesãos e nas suas peças inigualáveis. O patchwork, o tricô e a customização estão presentes no vestuário feminino das principais grifes e essa tendência tende a crescer ainda mais, pois torna a roupa e/ou acessório exclusivo. E graças ao Elo7, na mídia virtual, podemos divulgar e mostrar o nosso trabalho, garantindo assim, uma fonte renda e o reconhecimento do artesanato profissional.

Obrigada Equipe Elo7 pela oportunidade de participar de mais uma iniciativa surpreendente que inspira e valoriza os artesãos brasileiros!

Michelle Lynn da Elegância Urbana.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.