Home | Inspiração | Pés e Mãos na estrada com Elo7 – Alto Paraíso e São Jorge – GO, Brasil

Pés e Mãos na estrada com Elo7 – Alto Paraíso e São Jorge – GO, Brasil

O Elo7 saiu pra estrada pra mostrar a vocês algumas belezas naturais do nosso país e aquilo que nosso povo é capaz de fazer. Em cada canto do nosso país encontramos pessoas maravilhosas que são capazes de transformar objetos simples do dia-a-dia em produtos artesanais únicos.


Alto Paraíso é uma cidade localizada no nordeste de Goiás e é a principal cidade de apoio aos visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ela abriga maravilhas naturais como o Jardim de Maytrea (foto abaixo), cachoeiras Almécegas I e II, cachoeira Loquinhas com seus poços únicos de água transparente e azul (foto abaixo) e o tão famoso Vale da Lua.

O Parque da Chapada dos Veadeiros foi criado pelo presidente Juscelino Kubitscheck em 11 de janeiro de 1961 e sofreu várias reduções até chegar a 65 mil ha. Até 1990 a área era usada para garimpo, caça, coleta de flores, criação de gado e plantio de lavoura. A partir desse ano membros da comunicada local foram treinados como guias, donos de restaurante etc. abandonando o uso predatório da natureza e passando a viver do turismo. A área aberta à visitação pública não passa de 10% do total do Parque na região onde o rio Preto, principal curso de água do Parque desce da Chapada em direção ao rio Tocantins, formando cachoeiras, cânions e poços belíssimos (foto ao lado). A entrada do Parque está localizada a 2 km do centro de São Jorge, atual povoado de Alto Paraíso e possui um novíssimo centro de visitantes. Nesse centro é possível contratar um guia das associações e fazer uma das 2 trilhas disponíveis no Parque, a trilha que leva às cachoeiras de 80 e 120 m do rio Preto ou a trilha que leva aos cânions e as quedas das Cariocas. Durante as trilhas é possível apreciar as maravilhas do nosso cerrado brasileiro: buritis, canelas-de-ema, mimosas, chuveirinhos, pequis, araticuns, sempre-vivas, bromélias, lobeiras e ipê-amarelo.

Em São Jorge, povoado super acolhedor, rústico, cheio de misticismo e de pessoas à procura de simplicidade e paz, encontramos os artesãos Sonia e Nisinho que saíram de Arraial d’Ajuda há 5 anos e hoje vivem de artesanato.
Eles fazem brincos, pulseiras, colares, sempre usando aquilo que a natureza lhes oferece, sementes, cascas, cocos, penas de animais. O cerrado brasileiro atende hoje por 33% da biodiversidade brasileira e fornece aos artesãos essas matérias-prima sem custo, sem necessidade de agressão à natureza. Sonia nos contou que ela e o marido colhem as matérias-prima quando a época da seca inicia-se, que é justamente quando as árvores secam e as cascas e sementes caem das árvores. Eles usam côco de Jerivá, bolinhas pretas da árvore saboneteira, côco de babaçu, olho-de-cabra, semente de açaí, semente de jatobá, semente da jarina, semente do buriti e fazem lindos produtos que vocês podem conferir neste post. Além disso também fazem filtros de sonhos super originais usando as sementes e cascas que comentamos.

Caso você dê um pulinho em São Jorge, não deixe de visitá-los. Eles possuem uma lojinha super acolhedora na Rua 6 onde também vendem roupas, cristais da região e onde Nisinho faz rastafaris, tranças e tererês. Caso queira contactá-los o telefone deles é (62) 9601-0311.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.