Home | Manual de técnicas artesanais | Alfaiataria: conheça a função e ofício

Alfaiataria: conheça a função e ofício

Já falamos sobre corte e costura em nossa lista de técnicas artesanais e agora chegou a vez da alfaiataria masculina ou feminina. Você conhece essa arte? Vamos explorar o ofício neste post. Acompanhe abaixo!

Alfaiataria: conheça a função e história

Alfaiataria é uma arte que surgiu no final da Idade Média, provavelmente entre os séculos XII e XIV. Esse ofício que envolve corte e costura atravessou séculos, sempre com transformações e evolução, já que nasceu como uma arte completamente manual e foi aos poucos ganhando maquinários específicos. Muitas marcas de renome ganham destaque, como as tradicionais grifes de alfaiataria italiana Giorgio Armani e Ermenegildo Zegna.

+ Conheça a evolução da costura no blog do Elo7.

alfaiataria

No último século, muitos aprimoramentos aconteceram com novos maquinários. Foi possível gerar tecidos cada vez melhores e mais confortáveis. Essa evolução possibilitou a produção de peças com modelagens impecáveis. Tudo a favor do estilo de vida moderna, para homens e mulheres que buscam modelos adequados para seus ofícios e eventos com qualidade e muito conforto.

+ Roupas sob medida aqui.

+ Conheça mais técnicas artesanais passeando por nosso manual.

Arte sofisticada e personalizada

A alfaiataria surgiu como um trabalho customizado e especial para o cliente. É assim que continua até hoje. Característica que a diferencia da indústria da moda. Cada peça é confeccionada exclusivamente de acordo com as preferências e medidas de cada um. Fato que coloca a qualidade em primeiro lugar, assim como a possibilidade de criações únicas e super exigentes.

Quem é responsável pela criação personalizada é o alfaiate, profissional que existe e é valorizado ainda nos dias atuais. Alfaiates são profissionais que desenham, cortam, costuram, consertam e reformam roupas. Há os que trabalham como autônomos, atendendo clientes em casa ou costurando peças por encomenda, e os que são empregados de indústrias de confecções, nas linhas de montagem de roupas ou em lojas de roupas de festa, por exemplo.

+ No Elo7, você encontra produtos criativos relacionados à costura artesanal.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.