Home | Manual de técnicas artesanais | Amigurumi o que é? Conheça os bonecos de crochê

Amigurumi o que é? Conheça os bonecos de crochê

Amigurumi o que é? É uma técnica japonesa para fazer bonecos de crochê ou tricô. Os bonecos costumam ter formas humanas ou de animais. O termo amigurumi deriva da combinação das palavras japonesas ami, que significa malha e nuigurumi, que significa boneco de pelúcia.

Amigurumi o que é?

amigurumi o que é

Noivinhos Mucau Amigurumi

Os amigurumis são muito comuns no Japão há décadas, mas em 2003 é que os bichinhos ganharam fama internacional, invadindo também o ocidente.

Os criativos bonecos de aparência fofa geralmente têm a cabeça maior em relação ao corpo. Os amigurumis podem ser utilizados como brinquedos para crianças, mas geralmente são adquiridos com finalidade estética.

Amigurumi o que é: saiba sobre a técnica

Os amigurumis são feitos à mão geralmente em crochê simples ou tricô, e as partes do corpo costumam ser feitas separadamente para depois serem costuradas juntas, com exceção de amigurumis feitos inteiriços (cabeça e tronco juntos – estes não costumam ter braços e pernas). Quando feitos em crochê, os pontos são trabalhados em formato espiral para evitar remendos aparentes.

amigurumi o que é raposa

Amigurumi raposinha da  loja Coloré

Os bonecos costumam ser feitos com agulhas de crochê ou tricô mais finas, para evitar que o enchimento fique aparente ou acabe saindo da peça. O enchimento mais utilizado é a fibra de silicone, poliéster ou até mesmo o algodão (o silicone por ser macio e fácil de encontrar é uma boa opção para “rechear” amigurumis! Mas dá para usar a criatividade e optar por outros tipos de enchimento também).

Receitas de amigurumis

Para quem busca receitas (assim é denominado o passo a passo de como montar um amigurumi), há o blog Amigurumi Brasil (clique aqui para acessar). As receitas são em português e há uma grande variedade de opções.

E para quem quer adquirir um amigurumi para chamar de seu, o Elo7 é o lugar! Visite a categoria de amigurumis e descubra a variedade de bonecos personalizados, criativos e feitos à mão! Clique aqui.

Fontes: Wikipedia, Amigurumi Animals

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.