Home | Manual de técnicas artesanais | Arte em cabaça: conheça o tradicional artesanato brasileiro

Arte em cabaça: conheça o tradicional artesanato brasileiro

A arte em cabaça no Brasil vem de longa história. Os índios já utilizavam a polpa da cabaça para se alimentar e utilizavam a casca como recipiente para guardar alimentos, água, sementes transportar pequenos objetos. Além disso, cada tribo enfeitava as cabaças com seus traços específicos, representando assim sua etnia e cultura.

arte em cabaça móbile atelie bonecarte
Encontre móbiles feitos com cabaças aqui.

Vamos conhecer mais sobre a arte em cabaça?

A cabaça, também conhecida como porongo é fruto de uma árvore conhecida como Coité (que no Tupi significa vasilha ou panela, nome bem propício!).

A planta ocorre em diversas regiões do mundo e já foi encontrada até mesmo em túmulos egípcios.

Já viu uma arvore de cabaças? Prazer, este é o Coité!
Já viu uma árvore de cabaças? Prazer, este é o Coité!

A arte em cabaça é marca registrada do artesanato brasileiro, sendo comum em diversas regiões do país, sobretudo no nordeste. A cabaça também continua sendo utilizada para transportar água, armazenar pequenos objetos, é peça essencial do berimbau e origina outros instrumentos musicais.

Além disso a cabaça faz parte de diferentes festas da nossa cultura popular, como a dança da cuia, bumba-meu-boi e no reisado.

+ Instrumentos musicais feitos com cabaça

+ Pirografia: a técnica para desenhar com fogo em madeiras e cabaças

No artesanato brasileiro o fruto da árvore Coité tem sido utilizada como matéria-prima para produção de diversos tipos de peças feitas à mão e com características únicas, já que cada cabaça tem um formato específico, algumas mais arredondadas, outras mais ovais e alongadas.

Peças feitas com cabaça

Para o artesanato, a criação com cabaças não tem limites! Bonecas, balões, móbiles, animais estilizados, santinhos e até doces são retratados na cumbuca natural!

+ Veja peças feitas com cabaças

+ Conheça outras artes no Manual de Técnicas Artesanais do blog

Deseja criar peças com cabaças? Verifique se na sua cidade há lojas de artigos do norte e nordeste. Para os demais materiais para criação, como tintas, pincéis, adornos e embalagens, encontre tudo o que precisar no Elo7!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.