Home | Manual de técnicas artesanais | Arte em MDF: veja possibilidades

Arte em MDF: veja possibilidades

Entre as técnicas de criação de objetos decorativos, há um material que chama atenção e desperta muitas possibilidades. Tanto por seu baixo custo, como por ser curinga e durável. Estamos falando da arte em MDF. Você já se perguntou o significado da sigla e todas as suas possibilidades? Continue a leitura abaixo.

Arte em MDF: significado da sigla

Para começo de conversa, o que é que significam essas três letras que denominam o compensado de madeira? A sigla MDF vem do termpo em inglês “Medium Density Fiberboard” e consiste em uma chapa de madeira de fibra de média densidade produzida a partir de um processo de aglutinação com a ajuda de resinas sintéticas e aditivos.

Em seu processo de fabricação, as chapas são posteriormente coladas umas sobre as outras com resina e depois fixadas por meio de pressão. O resultado final é uma chapa ou painel de madeira de aspecto homogêneo e textura suave.

arte em mdf

Kit para quarto de bebê da Moraes&Lebet Artesanato

O que esse material permite

Como esse compensado de madeira é leve e regular, permite diferentes cortes, e até mesmo formatos e bordas arredondados. Essa versatilidade tornou o material popular e hoje é comum vermos criações de MDF de móveis a enfeites pequenos. Para as peças de mobiliário, há mais uma vantagem: o MDF pode ser revestido com outras superfícies como lâminas de PVC, fórmica, tecido e pintura.

Nos objetos menores, que vão desde caixas a detalhes de lembrancinhas, é comum a pintura artística e o revestimento com tecido, com ou sem enchimento. O material adere facilmente à cola e é de fácil manuseio.

Cuidados importantes

Arte em MDF apresenta a vantagem do valor econômico, da versatilidade e facilidade para cobrir e decorar, porém, ao criar móveis, é importante levar em conta a fragilidade. Não é recomendado para estantes, penteadeiras ou mesinhas que deverão suportar peso.

Sabendo de tudo isso sobre arte em MDF, vamos ver o que nossos criativos têm feito? Veja aqui uma série de produtos feitos à mão.

 

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.