Home | Manual de técnicas artesanais | Arte francesa: já conhece?

Arte francesa: já conhece?

A arte francesa é uma técnica artesanal em que uma imagem plana geralmente em papel é modificada para ter relevos, a fim de ter profundidade e perspectiva.  A técnica pode ser trabalhada e aplicada em molduras para quadros, bandejas, caixas, e em inúmeras outras peças – geralmente de madeira ou MDF próprias para a técnica.

Arte francesa – a técnica

arte francesa técnicaBandeja Gi Ateliê de Artes

Como a técnica é de profundidade e contornos, muitas camadas de imagens (por vezes até dez cópias da mesma figura) são utilizadas – dependendo dos detalhes e da imagem trabalhada.

As camadas principais são divididas em três partes: o primeiro plano, o meio e o fundo. Entre elas há as camadas intermediárias. Quanto mais, melhor!

O trabalho é feito utilizando a figura de forma integral (camada inicial), uma mesma camada sobreposta e os detalhes são trabalhados individualmente, colados com cola de silicone, fita de alto-relevo ou placa pluma. Tais detalhes são feitos em camadas de papel suficientes para que o desenho ganhe realismo, volume e perspectiva.

arte francesa como fazerQuadros em arte francesa: Valéria, Dolce Allegria Studio, Artesanatos Adorarte

Arte francesa – origem

Apesar do nome, a arte francesa tem origem na China, onde a técnica de sobreposição e decoupagem era utilizada na decoração. Os franceses aprimoraram-na, aplicando várias camadas de recortes de uma mesma imagem, para dar volume e perspectiva. O trabalho feito à mão foi para a Espanha, onde ficou conhecida  como arte francesa e logo chegou a outros países europeus e da América, até chegar ao Brasil.

Os franceses também enriqueceram a técnica em detalhes, fazendo assim com que as telas com sobreposição de camadas de papel virassem verdadeiras obras de arte.

A técnica de decoupagem francesa difere-se da técnica 3D. Esta última geralmente é feita com três camadas de uma mesma figura. A técnica aprimorada pelos franceses preza o realismo, o movimento da imagem e o volume.

Quer ver mais arte francesa? No Elo7 tem! Clique aqui.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.