Home | Manual de técnicas artesanais | Arte Naif: o que significa o termo e como é?

Arte Naif: o que significa o termo e como é?

Dentro de nosso manual de técnicas artesanais, também abordamos estilos de pintura e suas características mais marcantes. Há em cada estética conhecida, um conjunto de técnicas e estilos criativos que a definem. Para o post de hoje, a escolhida foi a Arte Naif. Vamos entender o termo e sua origem?

Arte Naif: entenda esse estilo

Se traduzirmos ao pé da letra, naif em francês significa ingênuo, inocente. E esses adjetivos muito revelam sobre essa arte.

Arte Naif

Para entendermos o contexto das criações, um pouco de história: o termo Arte Naif foi empregado pela primeira vez no virar do século XIX, para identificar a obra de Henri Rousseau. Sua expressão se juntou a outros artistas e ganhou seguidores. A arte era vista como uma arte livre de convenções.

+ Conheça a arte da ilustradora Amanda Mol

+ Pintura com nanquim: veja técnica e como criar

Características marcantes

Dentro dessa linha, os artistas que se definiam como naif, não tinham a obrigação de utilizar técnicas elaboradas e abordagens temáticas e cromáticas convencionais. Logo, tal escola se caracteriza por apresentar simplicidade e pela liberdade que o autor tem para relacionar elementos considerados formais. Como a inexistência de perspectiva e a irrealidade dos fatos.

+ Pinturas da artista Tania com exemplo de arte colorida

+ Mais criações em pintura do Elo7

Outro ponto marcante é o uso de cores fortes e chocantes. A arte naif exprime alegria, felicidade, espontaneidade e imaginários complexos. Como temática desse estilo de arte, vemos muito o dia a dia de cidades, o cotidiano de crianças e pessoas nas ruas, temas bucólicos com árvores e campo, e o retrato da vida simples. Tanto nas obras internacionais, como a continuidade do estilo no Brasil.

Para quem se interessa por pintura, é uma arte que vale a pena ser estudada e também reproduzida em criações autorais!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.