Home | Manual de técnicas artesanais | Arte sacra: conheça o que caracteriza

Arte sacra: conheça o que caracteriza

Está no ar mais um capítulo do nosso Manual de Técnicas Artesanais! Você conhece o termo arte sacra, não é? Mas por muitas vezes há uma distorção de seu significado. Segundo especialistas, é importante distinguir a arte religiosa da arte sacra. Vamos saber mais? Continue a leitura!

Arte sacra: o que é

A principal diferença está baseada no destino da obra artística. Existem obras de arte sacra de inspiração religiosa, porém, essas artes não se destinam ao culto e à ornamentação de espaços religiosos. Dessa maneira, as peças entram na categoria “arte sacra”. Diferentes das composições de características artísticas similares, mas presentes em templos e igrejas.

arte sacra

Lista de criações com “Divino” entre lojistas criativos do Elo7

Entre exemplos de arte sacra, estão criações que simbolizam santos, presépios, pombos do Divino Espírito Santo. Porém, por mais que as criações sejam apreciadas por fiéis de uma comunidade ou religião, têm função artística e decorativa.

Arte sacra para decoração

Criações com inspirações religiosas costumam ter presença atemporal na decoração de muitas casas. A motivação artística se transforma em painéis, quadros, peças de madeira com inspiração na arte mineira, imagens de gesso, relicários e altares. Cada criação tem um estilo artístico e leva uma técnica artesanal. Há criações com pintura, colagem, tecido e esculturas.

Inspirações artísticas presentes

No seu estilo característico, podemos relacionar o estilo rococó/barroco – o Barroco é um estilo artístico marcado pela exuberância e excessos. A arte barroca dominou a arquitetura, esculturas, pinturas, chegando até a música e costumes da sociedade entre os séculos XVII e XVIII  – e ao acabamento chamado douramento. Neste post contamos com detalhes do que se trata.

artesacra1

Em decorações clássicas e tradicionais está mais presente, porém, em ambientes chamados kitsch (tipo de decor com referências da cultura erudita) e repletos de releituras populares, também é marca registrada.

Confira uma seleção de produtos com esse estilo criativo aqui!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.