Home | Manual de técnicas artesanais | Arte têxtil contemporânea: conheça a técnica

Arte têxtil contemporânea: conheça a técnica

A arte têxtil consiste na arte de criar com as fibras, sintéticas ou naturais. Entre suas derivações, estão as criações tramadas, trançadas, rendas, bordados, de aplicação utilitária e decorativa. Sua origem remonta a história da humanidade e veio sofrendo evoluções de acordo com o desenvolvimento de técnicas e aparatos. A arte têxtil contemporânea é um desdobramento atual da arte, que também combina outras técnicas manuais.

+ Conheça outros capítulos do manual de técnicas artesanais do nosso blog!

arte textil contemporanea

Na imagem, obra da artista americana Christina Brown, que aplica técnicas de desenho, pintura, impressão e tingimento sobre tecido. Ótimo exemplo de arte têxtil contemporânea, que reúne um mix de técnicas em uma única obra.

+ Confira a história e aplicações do ponto crivo, um dos bordados destacados no manual.

Arte têxtil contemporânea: estilo atual e misto

A partir do século XX, vários artistas de todo o mundo que utilizam técnicas têxteis como forma de expressão de suas artes utilizam a integração dos tecidos em esculturas, instalações e outros objetos. Outros tipos de tecidos também são utilizados na arte contemporânea, como feltro, seda e os tecidos de fibras naturais.

Painéis com tramas de lã, combinações de diferentes tipos de tecidos e composições abstratas estão entre exemplos de arte têxtil contemporânea.

arte textil contemporanea 1

Exposição de criações em fibras naturais na Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, edição 2016.

Além dessa mistura de tecidos, o que marca a arte têxtil atual é o uso misto de técnicas. Os artistas dessa escola costumam compor suas obras com desenho, pintura, impressões, tramas e tingimentos. As peças resultam em criações utilitárias e decorativas.

+ Criações em tecido no Elo7: confira produtos feitos à mão!

+ Veja painéis de patchwork criados por lojistas: temas variados e decorativos.

Alguns dos artistas contemporâneos que se utilizam de tecidos em suas obras: Sheila Hicks, Magdalena Abakanowicz, Aiko Tezuka, Andrea Fischer, entre outros.

Fique de olho nos demais capítulos do manual e reveja técnicas!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.