Home | Manual de técnicas artesanais | Arte têxtil: descubra o que é e sua história

Arte têxtil: descubra o que é e sua história

Arte têxtil refere-se a processos artesanais ou industriais que se utilizam de fibras naturais ou sintéticas para a produção de objetos utilitários ou decorativos.

Descubra mais detalhes sobre a arte têxtil em mais esse capítulo do Manual de Técnicas Artesanais!

arte têxtil
Tecido tipicamente peruano

Arte têxtil: origem e história

Como já comentamos em outros capítulos do nosso manual, os tecidos são parte fundamental da história e vida humana. Os métodos de confecção e materiais utilizados sofreram grandes mudanças no decorrer do tempo, mas sua função principal, que é a proteção, continua sendo o mesmo desde o início da civilização.

A arte têxtil também anda de mãos dadas com o desenvolvimento, a exemplo da Rota da Seda, que foi estabelecida para trazer seda chinesa para lugares como a Índia, África e Europa. A Revolução Industrial também foi decisiva para a arte têxtil, já que nessa fase surgiram os primeiros teares industriais, que mudaram totalmente o processo de confecção de tecidos.

A arte têxtil também engloba técnicas utilizadas para decoração por meio dos tecidos, que podem ser impressos, tingidos, bordados, rendados… As artes têxteis compreendem tecidos utilizados para fins decorativos.

Dentro das artes têxteis estão também as tapeçarias, que são peças ornamentais que contam histórias ou retratam paisagens.

+ Conheça mais sobre a tapeçaria

+ Inspiração: descubra mais sobre a história da costura

+ Costura francesa, já conhece?

Arte têxtil contemporânea

A partir do século XX, vários artistas de todo o mundo que utilizam técnicas têxteis como forma de expressão de suas artes utilizam a integração dos tecidos em esculturas, instalações e outros objetos. Outros tipos de tecidos também são utilizados na arte contemporânea, como feltro, seda e os tecidos de fibras naturais.

Alguns dos artistas contemporâneos que se utilizam de tecidos em suas obras: Sheila Hicks, Magdalena Abakanowicz, Aiko Tezuka, Andrea Fischer, entre outros.

+ Descubra produtos inspirados nas artes têxteis feitos à mão pelos criativos do Elo7

+ Materiais para sua técnica artesanal preferida: encontre no Elo7

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.