Home | Manual de técnicas artesanais | Bebê reborn: conheça a arte de fazer bonecas quase reais

Bebê reborn: conheça a arte de fazer bonecas quase reais

Certamente você já viu ou ouviu falar em bebê reborn: os bonecos com características únicas e que se aproximam da realidade surgiram na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e possuem propósito diferente das bonecas comuns. Geralmente são adquiridos por adultos e não por crianças, e alguns ganham status de “o bebê da casa”!

Conheça mais sobre o bebê reborn!

Bebê reborn: história

Como mencionamos acima, os bebês reborn surgiram no período da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Os colecionadores de bonecas queriam peças mais reais, o que deu início a esse tipo de hobby: a coleção de bonecas /bebês realistas.

bebê reborn 3

Como é feito um bebê reborn

A confecção de um bebê reborn requer inúmeros passos. A estrutura do boneco pode ser feita em vinil. Após o processo de modelagem do corpo e rosto, são aplicadas camadas de tinta para que o tom de pele fique o mais próximo possível do natural de um bebê. Dependendo do tom de pele ou efeito desejado, são aplicadas mais de quinze camadas de tinta! No processo, são feitos detalhes minuciosos, como as finas unhas do bebê, reprodução de olhos, sobrancelhas e cílios e até dos orifícios do nariz e orelhas.

Se o bebê não for carequinha, há também a aplicação de cabelo, que pode ser feito mecha por mecha ou fio por fio. A união das peças do corpo (braços, pernas e cabeça) geralmente é feita com um corpo que leva enchimento com o peso que se aproxima ao de um bebê de verdade.

Outros detalhes que um bebê reborn pode ter:

  • Cordão umbilical
  • Levar máquina que imita as batidas do coração
  • Ter máquina que imita respiração
  • Imã na boca para segurar chupeta
  • Caixa de som que reproduz barulhinhos de bebê e muitos outros detalhes!

+ Encontre bebês reborn no Elo7, todos feitos à mão e com muita criatividade!

+ Veja uma lista de bonecos criativos aqui

Agora que você já conhece a história e o processo de confecção artesanal desses bonecos, aproveite para conferir técnicas feitas à mão no nosso Manual Artesanal!

+ Ensaio newborn: conheça

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.