Home | Manual de técnicas artesanais | Biojoias: conheça a joalheria natural

Biojoias: conheça a joalheria natural

As biojoias ou ecojoias  são peças produzidas com elementos naturais, tais como sementes, folhas, capins, couro, conchas, frutos, madeiras, chifres e fibras de plantas e metais preciosos ou semi-preciosos. Conheça mais da joalheria natural!

biojoias

Biojoias: o que são

A joalheria natural é única, já que cada peça produzida respeita as características únicas da matéria-prima, seja esta uma semente, folha, casca, osso ou pena.

Talvez aí esteja o diferencial dessa arte, já que se torna praticamente inviável uma produção industrial da biojoia.

Um dos princípios para a fabricação de joias naturais é a sustentabilidade. A ideia é produzir joias com o que a natureza fornece naturalmente, sem agredir o meio-ambiente. Para a fabricação de joias com folhas, por exemplo, é feita a colheita destas um dia antes da produção e dependendo do tipo de folha, só é utilizada as que já caíram naturalmente das árvores.

Há também cooperativas de famílias que fazem a extração de sementes de maneira sustentável. Estas são utilizadas pela indústria de cosmético ou ainda para a produção de joias naturais.

+ Joalheria de metais: conheça a história

+ Joalheria com pedras preciosas: descubra

Biojoias X bijuteria artesanal

As biojoias são peças com uma preocupação estética maior e com design mais elaborado que as peças feitas com frutos, sementes ou penas que encontramos com facilidade em feiras de artesanato. Além disso, há o emprego de tecnologias para tornar os elementos naturais mais duradouros e minimizar a ação do tempo e fatores climáticos.

O capim dourado

O capim dourado, planta nativa da região do Tocantins, é uma das principais matérias-primas na produção da joalheria natural. O cultivo e produção de biojoias feitas a partir do capim dourado movimenta a economia local e contribui para o sustento de diversas famílias do Jalapão.

+ Joalheria natural: encontre sua joia aqui

+ Joias para diversas ocasiões

Curtiu conhecer mais detalhes das ecojoias? Fique por dentro de todas as artes por meio do nosso Manual de Técnicas Artesanais!

Imagens: biojoias criadas pela artista Gabi Rubinho

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.