Home | Manual de técnicas artesanais | Bordado em talagarça: conheça essa técnica

Bordado em talagarça: conheça essa técnica

Já ouviu falar em bordado em talagarça? Ou melhor, sabe o que é uma talagarça? Esse material comumente utilizado em tapeçaria é uma tela feita em tecido com fios ralos, espaçados. O que o torna ideal para bordar e tecer. Confira um pouco mais sobre o bordado em talagarça e como essa técnica artesanal antiga está voltando à cena!

bordado em talagarça

+ Veja muitas outras técnicas artesanais listadas em nosso manual

+ Aqui tem materiais para artesanato. E o melhor, você compra sem sair de casa!

Bordado em talagarça

O bordado em talagarça fez muito sucesso nos anos 70 e 80 e ficou um período esquecido. Agora, com a ascensão do feito à mão como forma terapêutica ou fonte de renda, principalmente o bordado livre e as tapeçarias, essas peças voltam a aparecer!

A técnica de bordado em talagarça. Imagem: Fio de Ouro Crafts

Hoje em dia não é tão difícil encontrar a talagarça. Inclusive, ela ganha desenhos na própria tela com guia de cores para facilitar o bordado. A partir daí, é só adquirir as lãs ou linhas grossas, agulha para tapeçaria, tesoura. E colocar a mão na massa!

Talagarça para bordar. Encontre aqui.

A tapeçaria em talagarça permite a utilização de muitos pontos de bordado, como o ponto cruz, o ponto meia ou gobelin. Basta introduzir a agulha debaixo para cima na talagarça e sair com ela na próxima trama acima à direita, criando assim um ponto diagonal. Depois, é só seguir a sequência do desenho escolhido para preencher o bordado.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o bordado em talagarça? Já tinha ouvido falar nessa técnica artesanal? Aproveite também para conhecer outras técnicas:

Ajude-nos a complementar e enriquecer o nosso Manual de Técnicas Artesanais! Comente aqui as técnicas artesanais que você conhece e que não estão listadas no manual.

+ Encontre talagarça e outros materiais para bordado no Elo7!

Imagens: Pinterest, Elo7

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.