Home | Manual de técnicas artesanais | Bordado livre: inspire-se com a técnica

Bordado livre: inspire-se com a técnica

Você já praticou o bordado livre? Se um dia já fez desenhos com agulha e linha, é certo que já tentou se aventurar pela técnica. Vamos explorar neste post seu ponto, apresentar exemplos e aplicações. Mais um capítulo do nosso Manual de Técnicas Artesanais que a cada dia fica mais completo. Acompanhe!

Bordado livre: desenho à mão

bordado livre

Diferentemente do ponto cruz, o bordado livre pode ser aplicado em qualquer tecido, já que não precisa do telado como guia. Essa é uma grande vantagem da técnica. Para passar o desenho para o tecido escolhido, basta fazer o risco do molde com um carbono. A criatividade fica solta!

Depois disso, cada bordadeira escolhe seu ponto favorito. E um bordado livre pode ter vários pontos em um mesmo projeto. Depende do detalhe, pode ter ponto contorno para as linhas, ponto cheio para preenchimento, ponto pena. Há uma série de tipos e cada um confere uma graça ao desenho.

 

+ Veja  dicas para se inspirar e organizar seu ateliê com materiais de bordado neste post!

bordado livre 1

Por ser bastante versátil e não depender de um tecido próprio, o bordado livre pode ser aplicado em muitos produtos. Hoje em dia, está uma febre os bastidores e quadrinhos com bordados modernos, com frases ou desenhos, mas há roupas de cama, almofadas e sacolas também com a mesma técnica. A estampa da peça fica única e original. E como há bordadeiras talentosas por aí!

+ Conheça a loja Bordados da Burity aqui.

Bordado em geral: o que define

O bordado é uma arte que consiste em desenhar com linha imagens ou figuras. A execução pode ser manual ou feita por uma máquina. Hoje em dia, a técnica manual é bastante valorizada e continua muito presente, porém, há também máquinas bem modernas que bordam todo tipo de imagem. Desenhos bordados além de serem feitos à mão com diferentes pontos, também recebem apliques como paetês, vidrilhos, miçangas, pedrarias e pérolas.

+ Lista de lindos produtos com bordado manual livre no Elo7.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.