Home | Manual de técnicas artesanais | Bordado moderno: conheça o riot embroidery

Bordado moderno: conheça o riot embroidery

O bordado moderno é na verdade uma releitura do clássico bordado livre, com a utilização de vários pontos, tais como o haste, atrás, nó francês, ponto cheio, margarida e matiz. O que diferencia o bordado moderno do livre são os temas utilizados para bordar.

bordado moderno-1

Conheça mais sobre o bordado moderno

O bordado é uma das mais antigas formas de arte, já que acompanha o homem desde a pré-história. Por muito tempo, a técnica de bordar esteve associada aos predicados necessários para uma mulher ser considerada “boa para casar”.

Com o passar do tempo, o bordado deixou de fazer parte do cotidiano feminino. Porém, a arte ganhou um novo sentido nos últimos anos. O bordado moderno agora está associado ao empoderamento feminino. Conhecido como bordado feminista ou riot embroidery, a técnica traz frases de empoderamento e inspiração, retrata partes do corpo feminino e mescla a delicadeza da arte de bordar com questionamentos sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Mas o bordado moderno não traz somente questões sobre feminismo. A técnica permeia o humor, o dia a dia e até mesmo retrata personagens do mundo geek.

Não dá pra ser mais democrático, não é mesmo?

+ Bastidor para bordar, encontre no Elo7

+ Bordados modernos: vários estilos para você

Começando a bordar

Como o bordado moderno tem como base o bordado livre, é fácil se aventurar na técnica. Alguns tutoriais na web, associado aos materiais necessários para bordar, como o bastidor, linhas e agulhas, são os pré-requisitos para quem quiser começar a fazer essa arte.

O bordado não exige muita técnica e permite experimentações. Se não der certo, basta desfazer os pontos e estará tudo ok!

+ Um criativo organizador feito com bastidor, veja o passo a passo

+ Bordado livre: conheça mais sobre a técnica

Gosta de conhecer mais sobre as diferentes técnicas feitas à mão? Aproveite então para conferir nosso Manual de Técnicas Artesanais e divirta-se descobrindo todos os tipos de artes!

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.