Home | Manual de técnicas artesanais | Caricatura: significado e aplicações

Caricatura: significado e aplicações

A caricatura é uma representação feita em desenho de forma exagerada de uma pessoa. Geralmente ressalta alguma característica particular, algo que chame a atenção da pessoa desenhada. O termo vem do italiano caricare, que significa carregar, aumentar a proporção.

A história da caricatura

caricatura história

Caricatura para casamento Nando Caricaturas

O termo surgiu em 1646, a fim de nomear os desenhos satíricos da família de pintores italianos Carraci. As caricaturas que hoje são bem comuns e tem por vezes cunho político, teve seu primeiro registro no Brasil em 1836, feita por Manuel de Araújo Porto-Alegre.

Aplicações das caricaturas

Hoje em dia a arte do desenho exagerado popularizou-se e deixou de ser apenas algo relacionado à crítica social ou política. A ilustração também é vista em casamentos, convites, aniversários, eventos e até mesmo na arte de rua. A principal característica desse tipo de arte feita à mão é entregar de imediato a pessoa desenhada, ou seja, deve ser boa o suficiente para transmitir a imagem da pessoa, mesmo com os exageros do desenho.

A diferença para a charge

A charge é uma ilustração humorística que pode ter a caricatura de um ou mais personagens, com intuito de satirizar alguma situação atual. O termo charge vem do francês charger, que significa “carga”. As caricaturas satirizam pessoas, enquanto a charge trata com humor (por vezes ácido) de uma situação ou algum acontecimento, geralmente político.

caricatura onde comprar

Ilustração infantil A Bem Dita, em preto e branco João Caricaturas, canecas personalizadas Nando Caricaturas

Encontre caricaturistas!

Há centenas de criativos caricaturistas no Elo7! Há também a aplicação das caricaturas em produtos personalizados, como canecas, camisetas, lembrancinhas, convites, quadros e até a aplicação da caricatura em 3D, em formato de bonecos. Para achar a ilustração ideal para chamar de sua, seja para decorar ou para sua festa, clique aqui.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.