Home | Manual de técnicas artesanais | Carimbos: descubra de onde surgiram

Carimbos: descubra de onde surgiram

Os carimbos estão muito presentes na nossa vida, mesmo em tempos em que praticamente tudo que fazemos fica no modo virtual. Ainda assim, eles são utilizados para registrar documentos, para dar um charme a mais na encomenda artesanalmente feita, nas papeladas da escola…

Descubra mais sobre a origem dos carimbos e o uso no mundo criativo!

Carimbos da loja Estúdio Tatu

+ Clube do Carimbo: conheça a história da marca

Carimbos: a origem do termo

A palavra carimbo é de origem africana, mais especificamente do quimbundo “kirimbu“, e significa “marca”.

O instrumento é utilizado para marcar papéis com tinta.

A palavra deriva de uma triste realidade. Os escravos africanos recebiam uma marca a ferro antes de desembarcarem nas Américas. O termo utilizado por eles foi incorporado à língua e se tornou oficialmente o nome deste instrumento.

Mas a origem dos carimbos não se deu nesse período.

A peça foi originalmente criada para ser usada em selos pessoais e para marcar documentos e correspondências. Feito em metal e à mão, o carimbo ainda hoje tem essa função, mas ganhou também outras versões, feitas de materiais e para finalidades diferentes.

Os carimbos podem ser feitos de diversos materiais.

Há os que já vêm com a almofadinha de tinta (auto-tintados), os em formato de caneta, os feito em madeira, plástico e há até as versões caseiras (e ótimas para ser feitos com as crianças!), sendo os mais comuns feitos com batata e EVA.

como fazer carimbos em casa

+ Veja como criar um carimbo de EVA

+ Carimbo de batata, faça com as crianças

+ PAP minuto: carimbo fácil de fazer

Carimbos artesanais

Um grande diferencial na hora de produzir e enviar um produto feito à mão é sua embalagem (inclusive aqui no blog, sempre damos boas dicas para caprichar no envio dos produtos!). Os carimbos artesanais chegam também para deixar as embalagens e produtos mais charmosos e dar um ar de profissionalismo ao produto feito à mão.

É possível encontrar fornecedores de carimbo personalizado no Elo7.

Encontre também carimbo pronto para ser utilizado para os mais diversos fins!

+ Manual de Técnicas Artesanais, confira outras artes

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.