Home | Manual de técnicas artesanais | Cartonagem: conheça a técnica versátil

Cartonagem: conheça a técnica versátil

Cartonagem é uma técnica versátil que abrange diferentes segmentos: vai de festa à decoração. A arte de criar com papelão, tecidos e cola gera caixas, maletas, porta-retrato, embrulhos pra doces, quadros e tudo mais que sua criatividade permitir. A técnica permite muita variedade e o segredo para um produto bem feito é o acabamento.

O que você conhece sobre cartonagem?

Base de corte, estilete, régua comum, réguas de encadernação e fio de cabelo, papel cartão liso, ondulado, cortador, agulhão, espátula, tesoura e cola branca são utensílios conhecidos para que é adepta à cartonagem. Ao modelar o papel cartão para dar forma a diferentes objetos, é preciso curtir cada detalhe e estar atenta à forração.

cartonagem

Porta-bijuteria com divisórias e dois andares loja PaperMade

Instrumentos base

Por ter uma base de papel cartão, como o próprio nome diz, a técnica dá flexibilidade ao artesão e é possível criar utensílios com formas arredondadas ou quadradas. E o melhor: os objetos ficam leves e com alta resistência. O acabamento mais comum é o tecido, que pode ser estofado ou não. Caixinhas, porta-óculos, mini gaveteiros, maleta para bebê, carteiras e até bolsas são alguns dos exemplos produzidos com cartonagem. Outros materiais podem compor o acabamento como ferragem, apliques e fita de cetim.

cartonagem 1

Maleta com alça e fecho Ateliê Jana Protásio

Lucratividade com cartonagem

O tipo de artesanato chama atenção por possibilitar efeito visual atrativo e acabamento perfeito com baixo custo. Por demandar principalmente cola branca, papel cinza e tecido, a técnica rende e oferece venda com valor agregado e baixo valor de produção. Fica a dica se gosta de trabalhos manuais e está buscando uma nova criação e ideias de produtos.

Nesta lista você encontra diferentes produtos feitos à mão com a técnica! Passeie pelas opções!

Imagem de capa: caixa para cápsula de café Eliz Arte & Papelaria

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.