Home | Manual de técnicas artesanais | Cerâmica artesanal: conheça melhor

Cerâmica artesanal: conheça melhor

A cerâmica artesanal é provavelmente uma das técnicas manuais mais antigas da humanidade. Há indícios que o ato de produzir instrumentos e utensílios com argila date de 10 a 15 mil anos atrás. Desde os homens pré-históricos, vasilhas de barro eram produzidas no intuito de manusear e produzir seu alimento. Vamos passear mais por essa atividade criativa?

História da cerâmica artesanal

A cerâmica é uma técnica manual muito antiga, para se ter uma ideia peças de argila cozida foram encontradas em muitos sítios arqueológicos pelo mundo. No Japão, as peças de cerâmica mais antigas encontradas por estudiosos e arqueólogos datam de cerca de oito mil anos (ou mais).

Cerâmica artesanal: o que é aplicações

A cerâmica artesanal consiste em modelar argila e água, atingir a forma desejada e então queimá-la ao forno a fim de adquirir resistência e durabilidade. A cerâmica artesanal é capaz de resultar em produtos diversos, de utensílios práticos para alimentação, elementos decorativos, a acessórios e até revestimentos, como azulejos e pisos especiais.

ceramica artesanal
Vasilha da loja Maria Estela Cerâmica

Vasilha da loja Maria Estela Cerâmica

A arte da cerâmica artesanal permeia todas as sociedades e épocas e seu estilo, formas, motivos e cores refletem cultura e hábitos. No território brasileiro, por exemplo, diferentes pinturas e técnicas podem ser encontradas como registros de povos indígenas. Cada padronagem ou tipo de pintura e pigmentos são capazes de determinar tribos e sua história. Já teve chance de entrar em contato com essas peças?

ceramica artesanal 2

Cerâmica pintada do ateliê Débora Costa

Hoje em dia

Ateliês de cerâmica hoje continuam a existir e ter grande valor mesmo após a industrialização da técnica. Artesãos são capazes de imprimir diferentes pigmentações, formas e personalidade por meio de queimas de diferentes temperaturas e muita criatividade.

Nesta lista você encontra uma curadoria de ateliês criativos de todo o Brasil e a técnica milenar pode chegar até você por meio de compra online. Fica a boa dica!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.