Home | Manual de técnicas artesanais | Chapelaria: a arte de fazer chapéus

Chapelaria: a arte de fazer chapéus

A chapelaria refere-se à arte de fazer chapéus, item de vestiário que tem como função proteger a cabeça do sol ou enfeitar. O chapéu é feito de partes como a copa, aba, forro. Dependendo do formato, há também faixa e pala.

Para explorar mais sobre essa técnica artesanal, vamos conhecer um pouco mais da história do chapéu?

chapelaria
Chapelaria em Portugal

+ Manual de Técnicas Artesanais: explore muitos tipos de artes

+ Inspiração:faça você mesmo um chapeuzinho de aniversário

Chapelaria: quando os primeiros chapéus foram criados

O chapéu surgiu ainda na Pré-História, com o intuito de proteger os homens das intempéries climáticas. Com o passar do tempo, o chapéu também passou a representar os níveis hierárquicos de diversas sociedades e culturas.

Em 4.000 a.C. egípcios, gregos e babilônios utilizavam faixas na cabeça para prender e proteger os cabelos. A fita interna dos chapéus atuais é inspirada no ornamento da antiguidade.

Tiaras, turbantes e coroas eram utilizadas por sacerdotes, guerreiros e nobres, de forma a destacar poder e status social. Ainda hoje o acessório é utilizado em algumas profissões e religiões.

O pétaso, primeiro chapéu com formato próximo ao que conhecemos hoje, foi criado e utilizado pelos gregos em 2.000 a.C.. O pétaso tinha copa baixa e aba larga, e era utilizado para proteção do solo. O modelo foi amplamente utilizado até o período da Idade Média.

Muitos termos estão associados ao chapéu, conheça alguns:

  • Chapelaria: local onde é fabricado ou vendido chapéus, além disso, hoje o termo também dá nome ao guarda-volumes de teatros e baladas.
  • Chapeleiro: profissional que confecciona chapéu.
  • Chapeleira: caixa para armazenar chapéu cumprimenta alguém.

+ Encontre chapéus criativos e feitos à mão no Elo7

+ Chapéu para bebês, no Elo7 também tem!

Apesar do chapéu ter caído em desuso no cotidiano, o acessório sempre ganha versões de acordo com as coleções de moda e, além de trazer estilo, continua cumprindo com a sua principal função: proteger contra as intempéries. Que tal usar?

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.