Home | Manual de técnicas artesanais | Chocolateria: a origem dessa deliciosa arte

Chocolateria: a origem dessa deliciosa arte

A chocolateria ou chocolataria é a arte de fazer chocolate, bem como pode ser o nome do estabelecimento que vende-o. O termo tem origem francesa e é sobre essa técnica artesanal que hoje falaremos no nosso Manual.

chocolateria

Chocolateria: uma breve história do chocolate

O chocolate é proveniente do fruto do cacaueiro, mais especificamente das sementes torradas do cacau. Os maias produziam uma bebida amarga a partir das sementes, denominada xocoatl e utilizavam baunilha e pimenta para saborizá-la. A semente do cacau era tão valiosa, que no período do Império Asteca servia como moeda de troca, seja por animais ou até mesmo por escravos!

As casas de chocolate surgiram na Europa, mais especificamente na França, Itália e Espanha no século XVII, quando o chocolate, que antes era consumido somente como bebida, passou a ser ingrediente de doces finos. A primeira chocolateria surgiu na Inglaterra, em 1657.

No Brasil, a primeira fábrica de chocolate chegou somente em 1891, mas logo o doce se tornou popular e pequenas chocolaterias foram se espalhando pelo território nacional.

+ Bolo de chocolate com apenas dois ingredientes: confira a receita

+ Chocolates artesanais para diversas ocasiões

Chocolatier x fabricantes de chocolate

O chocolatier é o profissional que faz produtos de confeitaria a partir do chocolate, diferente do fabricante, que cria o doce a partir do fruto do cacau.

Para se tornar um chocolatier é preciso aprender a trabalhar com a matéria-prima para criar obras de arte comestíveis!  Cursos de chocolateria geralmente abordam aspectos do cultivo do cacau até a produção de chocolate, levando em conta seus aspectos físico-químicos. Além disso, os cursos também exploram a aplicação do chocolate na confeitaria artesanal.

+ Produtos de confeitaria para sua produção caseira

+ Chocolate quente com especiarias, veja a receita

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a arte da chocolateria? Aproveite para conhecer outras técnicas artesanais no nosso Manual.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.