Home | Manual de técnicas artesanais | Confeitaria artesanal: conheça a técnica

Confeitaria artesanal: conheça a técnica

Nem sempre fica claro o que uma técnica artesanal e/ou de culinária abrange. Por isso, vamos desvendando cada uma em nosso Manual de Técnicas Artesanais. Nesse capítulo o foco é a confeitaria artesanal.

Confeitaria artesanal: o que abrange

O termo confeitaria descreve o tipo de culinária baseado no preparo e decoração de diversos pratos doces como tortas, cupcakes, bolos, pudins e outros mais. A confeitaria artesanal também pode ser definida como doceria. Dentro deste segmento, existem diferentes variações. O que muda é o tipo de preparo, massas e ingredientes.

confeitaria artesanal

Origem dessa área da culinária

A confeitaria é uma atividade da culinária praticada já há muito tempo na sociedade. Muitas das sobremesas conhecidas hoje em dia são evoluções de antigos preparos, de diferentes culturas e países.  Entretanto, a história da confeitaria ou doceria se deve muito aos franceses, experts no assunto. Os franceses podem ser considerados os reis dos doces devido à delicadeza e perfeição de suas receitas.

+ Contamos com uma área inteira destinada a receitas doces no blog.

+ Não passe vontade: tortinha fácil de fazer aqui.

Preparação de massas diversas

A confeitaria se baseia na preparação de pratos ou sobremesas que sejam doces. É possível no entanto preparar doces à base de diferentes tipos de massa, à base de frutas, ou também cremes. Na confeitaria, o uso de ingredientes como a farinha, o açúcar, ovos e certas gorduras como a manteiga são essenciais.

confeitaria cupcakes

+ Bolos decorados e artesanais para o seu evento.

+ Seleção de tortas preparadas com carinho aqui.

+ Escolha pratos para bolos para sua decor!

Além da preparação, a confeitaria se interessa muito pela decoração e apresentação dos pratos. Isso não acontece de maneira tão expressiva com outras áreas da gastronomia. A confeitaria se destaca pelas cores, texturas e formas complexas. Talvez seja a área gastronômica visualmente mais estética e caprichada.

Você curte fazer doces?

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.