Home | Manual de técnicas artesanais | Confeitaria: o que é e a prática

Confeitaria: o que é e a prática

Para começarmos a falar sobre a doce arte da confeitaria, vamos começar a decifrar a palavra. E então, passamos a sua história e aplicação hoje em dia! Preparados para ficarem com água na boca?

Confeitaria: significado e origem da palavra

Confeitaria deriva da palavra italiana confitto, “docinho”, e do latim confectum, “feito, fabricado”, de com, “junto”, mais o particípio passado do verbo facere, “fazer”. Para ficar mais claro, vale então dizer que um confeito é algo como um grão, como o amendoim, ou um pequena bolinha de doce revestida com uma camada também doce.

 bolodefesta

Bolo para festa de chá de cozinha Doceria da Thaís

A técnica de criar doces e o estabelecimento que os vende, recebeu esse nome. E a pessoa que o pratica então, confeiteiro ou confeiteira. Hum… Que papo bom!

História da confeitaria

É difícil precisar o local e data do surgimento desta técnica culinária, porém, muitos dizem que nasceu na cultura romana, onde existem registros do preparo de bolos e tortas com farinha, aveia e vinhos. Há quem alegue que os doces surgiram já no tempo do faraó Ramsés há mais de 1000 a.C. Entretanto, foi nos mosteiros que muitos doces começaram a ser produzidos com mel, como o pão de mel e futuramente iguarias com chocolate.

Na Europa, por muito tempo todos os doces eram adoçados com mel, já que não existia açúcar de cana. Mais pra frente, começaram a extrair o açúcar de beterraba e a cultura da cana foi introduzida pelos países árabes e cultivada em colônias.

confeitaria

Forminhas para doces Mimas Lembranças

Influência mundial na confeitaria brasileira

Já por aqui, a confeitaria teve influência francesa, alemã, portuguesa e austríaca e se impulsionou após a Segunda Guerra Mundial. No Brasil, na época, não existiam confeitarias próprias de doces, logo, os imigrantes que chegavam da Europa trazendo conhecimento dos doces instalavam-se em padarias. Começou nesse período a confeitaria com massa folhada e chantily.

A técnica hoje

O Brasil hoje compete com o mercado mundial e nossos confeiteiros não deixam a desejar! Há estabelecimentos especializados e as delícias podem ser consumidas em docerias, chocolaterias, cafés, encomendadas para festas, com menu personalizado e decoração com grandes detalhes. Pasta americana, massa folhada, glacê, chantily, o Brasil está sempre aberto a novidades que surgem no mundo todo, cria suas próprias especialidades e também adapta ao nosso paladar e cultura.

Para ver mais doces no Elo7, venha para essa lista!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.