Home | Manual de técnicas artesanais | Cosmética: significado e origens

Cosmética: significado e origens

Cosmética é a arte de manter o aspecto natural mediante cuidados especiais, tratamentos e utilização de produtos cosméticos auxiliares e de procurar melhorar esse mesmo aspecto. De acordo com o Dicionário Etimológico, a palavra Cosmética vem do grego “kosmós”, que significa cosmos, universo. Originariamente, significava organização, ordem, arrumação, limpeza, beleza. Desta forma, usar cosméticos é uma forma de tornar o rosto mais bonito e limpo, sendo assim uma tarefa dos deuses e deusas.

A cosmética é praticada desde a antiguidade. Há mais de 30 mil anos, os homens pré-históricos pintavam o rosto e se tatuavam, utilizando para isso cascas de árvores, terra, seiva de folhas e orvalho. Há indícios de que os egípcios utilizavam cosméticos como o óleo de castor e produtos para higiene e asseio – uma mistura de perfume e cinzas ou argila. Além disso, usavam pigmentos à base de minérios (como manganês, malaquita, cobre e cinabre) para pintar olhos e face. Para se ter uma ideia, no sarcófago de Tutankhamon foram encontrados artigos de toucador, como cremes e azeite, isso em 1400 a.C.!

A cosmética natural

cosmética naturalKit de cosméticos naturais Ensaboe – Saboaria Natural

A cosmética natural é uma área em que os produtos usados para contribuir para o embelezamento são de origem orgânica. Os efeitos nocivos de alguns compostos químicos são cada vez mais evidenciados em estudos científico e, nessa onda, os cosméticos naturais vêm ganhando cada vez mais força e espaço nas prateleiras.

A cosmética artesanal

Cosméticos artesanais acompanham a onda de crescimento da cosmética natural e hoje são mais fáceis de encontrar, inclusive na internet! Há alguns cuidados na hora de escolher produtos artesanais, como atentar-se à data de fabricação e validade e verificar se a embalagem está devidamente lacrada. Esses detalhes podem fazer toda a diferença no desempenho e qualidade dos cosméticos.

Para encontrar cosméticos artesanais, naturais e mais produtos de saúde e beleza, confira a categoria específica de produtos criativos e feitos à mão no Elo7!

Fonte: Significados.com, Conselho Regional de Química, Dicionário Etimológico.

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.