Home | Manual de técnicas artesanais | Costura invisível: desvende a técnica

Costura invisível: desvende a técnica

Em mais um capítulo do Manual de Técnicas Artesanais, exploraremos a costura invisível, como é feita e os principais usos.

A costura invisível, também conhecida como ponto invisível é um tipo de costura feita à mão, muito utilizada para fechar peças de vestuário, bonecas em tecido, almofadas e tantas outras peças onde a costura não deve ficar aparente.

costura-invisivel-avesso-e-direito

+ Manual de Técnicas Artesanais: descubra as diferentes artes feitas à mão

+ Costura: desde o surgimento até a atualidade

Costura invisível: como é feita

Um bom exemplo de costura aparente é em uma boneca. A costura da peça é feita à máquina pelo lado avesso. Ao desvirar o tecido, é feito o preenchimento da boneca com enchimento acrílico ou outro apropriado e, nesse pequeno espaço entre os dois tecidos onde o enchimento foi feito, é aplicada a costura invisível.

A execução do ponto invisível é feita passando a agulha por dentro da trama do tecido, evitando assim que o fio utilizado na costura fique aparente. Se bem executado, o resultado é um acabamento delicado e praticamente imperceptível aos olhos. Está aí a perfeição da costura invisível!

+ Criativas bonecas feitas à mão, veja a variedade

+ Inspiração: almofadas para redecorar sua casa

costura-invisivel
Tutorial de costura invisível do blog Costure Bem

Passo a passo da costura invisível

Com agulha em mãos, passe uma linha de costura, una suas pontas e dê alguns nós, para garantir que a linha não se solte.

Passe a agulha de dentro para fora próximo aos últimos pontos de máquina.

Passe a agulha na margem do tecido, na parte interna, passe também pela margem interna do outro lado do tecido e puxe a linha.

Repita esse mesmo passo do outro lado do tecido, onde a agulha saiu. A costura parecerá um zigue-zague.

Finalize esticando a linha, mas não muito para que não arrebente. Dê mais alguns nós e corte a linha.

Imagem de abertura: Anjeanette Klinder

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.