Home | Manual de técnicas artesanais | Crochê: saiba mais sobre a técnica

Crochê: saiba mais sobre a técnica

Você sabe de onde surgiu a palavra crochê? O ato de criar com linha e agulha por meio de pontos e laçadas é chamado de crochê por ser derivação da palavra ‘croc’, cujo significado é ‘gancho’. Faz sentido se pensarmos que a agulha específica para essa arte possui um pequeno gancho na ponta, certo? Você é uma amante desta técnica? Então vamos explorar suas utilidades e variações!

Crochê: versatilidade e economia

O crochê é resultado de apenas linha e agulha. Com diferentes gramaturas de fios e tamanhos de agulha. é possível produzir uma infinidade de artigos. Peças de decoração, acessórios de moda, roupas de bebê, mantas, e também, os famosos amigurumis, que falamos mais sobre a seguir.

croche

Tapete para quarto de bebê loja Criativo e Caprichado

No crochê existe uma série de tipos de pontos, como ponto correntinha, ponto baixíssimo, ponto duplo ou ponto alto duplo, ponto triplo ou alto triplo. Em uma peça, é possível usar apenas um ou mesclar vários criando texturas e diferentes efeitos visuais.

Uma grande vantagem do crochê é a economia de materiais. Para compor uma peça de decoração ou moda, basta investir em linhas, o que não apresenta um preço alto. A maior fatia do custo é o trabalho do artista e sua dedicação! Ou seja, a arte pode ser muito valorizada e não apresenta muita despesa para quem produz.

Amigurumi: bichinhos criativos de crochê

Amigurumi é a derivação de dois termos em japonês: ami, que significa feito de crochê ou tricô e  nuigurumi, que designa  boneco com enchimento. As palavras juntas dão origem ao nome da técnica oriental que é sucesso no Japão desde os anos 80 e hoje, popular entre artesãs com prática com linhas e agulhas no mundo todo. Em seu país de origem, a ideia de crochetar bonecos com cabeças arredondadas, olhos em destaque e membros pequenos começou com a famosa gatinha Hello Kitty. Exploramos mais sobre amigurumis em crochê neste post.

croche amigurumi

Amigurumi da marca Atelienet

Hoje em dia, os amigurumis existem de diferentes bichos, personagens e até mesmo plantas. Tudo muito fofo e carismático! O sucesso é garantido entre adultos e crianças.

Confira aqui diferentes peças de crochê feitas à mão!

Imagem de capa loja GatoMix

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.