Home | Manual de técnicas artesanais | Découpage ou decupagem: conheça a técnica

Découpage ou decupagem: conheça a técnica

Découpage ou decupagem é uma técnica artesanal para cobrir peças, objetos e superfícies com recortes de papel ou tecido. A palavra Découpage vem do francês e significa “recortar”. A técnica criativa tem como objetivo dar uma cara nova a um objeto por meio da aplicação de papéis decorativos, dando assim um efeito com leve relevo.

Découpage ou decupagem – história da técnica

découpage ou decupagem como fazerPorta-copos em découpage ou decupagem ArteMáGika

Não se sabe ao certo as origens da técnica, mas ela já era executada na Europa nos séculos XVII e XVIII. A abertura das rotas comerciais da China permitiram a chegada das porcelanas pintadas à Europa. As peças em porcelana logo se popularizavam e os artesãos locais fizeram imitações dos desenhos laqueados com figuras orientais. Começava assim a introdução e popularização da técnica de colagem na Europa, que logo se espalhou para praticamente o mundo todo.

Até mesmo Maria Antonieta aderiu à découpage ou decupagem! A rainha fazia colagem com imagens de artistas famosos. A assinatura de Maria Antonieta em suas peças feitas à mão era a frase “Découpure faite par la Reine” ou “Decupagem feita pela rainha”.

Découpage ou decupagem – aplicações

A découpage ou decupagem utiliza materiais muito simples, como papéis decorados, guardanapos específicos para uso artesanal e até mesmo papelão. A aplicação dos materiais deve ser feita sobre uma superfície lisa e com cola. Após a colagem, é necessária a aplicação de camada(s) de cola para dar o acabamento e garantir a durabilidade da peça. A técnica é aplicada em uma infinidade de objetos, tais como porta-retratos, porta-joias, caixas decorativas, cadernos, quadros etc.

Découpage ou decupagem – por onde começar

A técnica é de fácil execução e hoje há uma infinidade de vídeos e passo a passos na web ensinando a decupagem. Para começar, adquira materiais como os papéis especiais e guardanapos para découpage, cola branca e peças para aplicar, como caixas em MDF. Aqui no Blog do Elo7 fizemos um passo a passo bem simples com a técnica para aplicar em  caixa.

Curtiu a técnica? Encontre uma infinidade de produtos em découpage ou decupagem criativos e feitos à mão no Elo7!

Fonte: Sandra Bandeira para As Minhas Criações 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.