Home | Manual de técnicas artesanais | Desenho com grafite: conheça a técnica

Desenho com grafite: conheça a técnica

O desenho com grafite é uma técnica imprescindível para quem está se aventurando na arte de desenhar! Assim como a fotografia em preto e branco, o desenho apenas a lápis requer alto nível técnico para transmitir realismo, movimento e texturas. Vale a pena estudar a arte se é fã de pintura realista!

Desenho com grafite: aventure-se na técnica

Criar com lápis HB especial para desenho e diferentes intensidades é ideal para definir o traço, praticar luz e sombra e técnicas realistas de pintura. Você conhece essa técnica ou aprecia quem domina esse trabalho? Vamos saber mais!

desenho com grafite

Arte realista sob encomenda do desenhista João Paulo Rodrigues

Artistas que criam com grafite comumente desenvolvem retratos realistas, ou animais. Para desenhar rostos usando apelas lápis como instrumento requer muita observação, um modelo, paciência e diferentes empregos do grafite para criar os detalhes e efeitos visuais distintos.

Instrumentos para praticar desenho com grafite

Há diferentes intensidades de lápis grafites usados para desenho. São de uso profissional e cada ponta oferece uma precisão e acabamento, como HB, 6B, 4B. Outros utensílios fundamentais são a borracha, o limpatipo, muitas vezes usados para limpeza da folha ou detalhes de luz, e papéis com gramatura e porosidade especial como papel tipo canson.

desenho grafite

Desenho do artista coreano hiper-realista Kim Ji-hoon

Técnicas de sombreamento

Uma das técnicas fundamentais do desenho com lápis, além da observação, é o sombreamento. É o sombreamento o responsável pela criação de volumes, diferentes perspectivas e realismo de um desenho. Com “esfuminho”, é possível criar uma textura leve sobre o desenho e dar variações de tons ao retrato. Quem desenha diz que é a variação de linhas, luz e sombra e a capacidade de captar detalhes precisos de expressões o segredo desta arte.

Para ver o que os artistas do Elo7 andam fazendo com lápis grafite e papel, venha aqui!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.