Home | Manual de técnicas artesanais | Design de superfície: definição e aplicações

Design de superfície: definição e aplicações

Design de superfície é uma área do design que projeta texturas e estampas para diferentes tipos de superfícies. Este ramo do Design pode ser encontrado em diversas áreas, como têxtil, papelaria, imagens digitais etc.

De acordo com o Design.blog, “o design de superfície engloba a criação de imagens para superfícies, que são criadas de forma que possam ser repetidas indefinidamente”.

design de superfície definiçãoAlmofada com estampa exclusiva Juliana Curi

O design de superfície projeta imagens bidimensionais e apresenta soluções funcionais e estéticas para diversos tipos de materiais. Talvez o que melhor represente esta área são as estampas, já que são figuras com possibilidade de infinitas repetições. Texturas e estampa são elementos semelhantes, e também são representantes do Design de superfície. A maior diferença entre elas, ainda de acordo com o Design.blog, é que na textura, os componentes constituem uma unidade visual muito grande, ou seja, nenhum elemento se sobrepõe aos outros.

Design de superfície – aplicações

As estampas, comumente associadas à moda, na verdade podem ser aplicadas a diferentes superfícies, inclusive em peças digitais (como a estampa de fundo do Blog do Elo7, por exemplo). Outra  aplicação é na cerâmica, seja ela artesanal ou de revestimentos, utilizadas na construção civil. Há também a aplicação de texturas e estampas na papelaria. A estampa na área têxtil é comumente aplicada por meio da técnica da serigrafia.

Estamparia: principais tipos

Há diversas formas de estamparia aplicadas à área têxtil, algumas delas são:

Serigrafia: processo de impressão em que a tinta é transferida para o tecido pela pressão de um rodo ou puxador.

Estamparia digital: é um processo mais caro, em que a estampa é feita em uma impressora para tecido ou plotter.

Transfer ou sublimação: forma de estampar transferindo o desenho através de uma prancha aquecida.

Design de superfície em produtos feitos à mão

No Elo7 há diversas lojas que propõem soluções para quem busca estamparia exclusiva. Clique aqui para ver uma seleção de produtos e lojas que trabalham o design de superfície de forma personalizada

Fontes: Design.blog, Wikipedia, Estampa Web

 

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.