Home | Manual de técnicas artesanais | Diorama: conheça a arte realista em 3D

Diorama: conheça a arte realista em 3D

Diorama é uma forma de arte tridimensional, que retrata em tamanho reduzido ou em escala real cenas reais com riqueza de detalhes. A finalidade da obra pode ser para entretenimento ou instrutiva.

diorama-3

Conheça mais sobre o diorama!

+ Manual de Técnicas Artesanais, conheça todo tipo de arte aqui

+ Conheça mais sobre aplicações e técnicas de miniaturas

A palavra diorama significa em grego di “através” e orama “uma cena”. A técnica foi criada por Louis Daguerre e por Charles Marie Bouton, em 1822, quando o francês, pintor e cenógrafo Daguerre retratou pela primeira vez uma tela em tecido pintado de ambos os lados. Ao receber iluminação de frente, retratava o cenário de um jeito e, ao receber iluminação no verso da tela, o cenário mudava totalmente.

Diorama moderno: em tamanho real

O termo diorama denota hoje de uma réplica em tamanho real e tridimensional de paisagens e geralmente é utilizada em museus, a fim de retratar eventos históricos, cenas da natureza, do cotidiano ou paisagens urbanas.

diorama

Diorama em miniatura

As miniaturas retratadas em diorama usam modelos em escala bem reduzida para criar paisagens, cenas históricas ou fictícias. A escala dos dioramas amadores são geralmente 1:35 ou 1:48.

Dioramas de história natural

Dioramas de história natural procuram imitar o meio ambiente e habitat de espécies animais e, desde a sua concepção no final do século XIX, têm como objetivo ser um meio para preservar visualmente a natureza, devido ao desenvolvimento das cidades e a evolução humana.

Os dioramas naturais são uma mistura de elementos 2D e 3D. Algumas peças contam com aplicação de animais empalhados.

A estrutura básica dos dioramas de história natural consiste em um fundo pintado e figuras em primeiro plano, com a inserção ou não de animais empalhados.

+ Encontre dioramas no Elo7, feitos à mão pelos criativos da comunidade

+ Miniaturas para montar seus dioramas, aqui tem!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.