Home | Manual de técnicas artesanais | Doceria portuguesa: conheça mais sobre essa delícia

Doceria portuguesa: conheça mais sobre essa delícia

A origem da doceria portuguesa data do Século XV. Foi neste momento que os conventos portugueses passaram a usar o açúcar na culinária e a reaproveitar as gemas dos ovos, já que as claras tinham outra finalidade, que você descobrirá a seguir.

Vamos saber mais sobre essa história e quais as delícias típicas da doceria portuguesa?

doceria portuguesa

+ Confeitaria francesa, conheça a pâtisserie

+ Encontre produtos para confeitaria no Elo7

Doceria portuguesa: conheça mais

Antes do Século XV os doces eram adoçados com mel, sendo que o açúcar de cana ou de beterraba passou a ser cultivado e posteriormente então empregado nesta gastronomia. Existe uma série de doces tradicionais portugueses. A maioria deles é produzido com ovos, leite e amêndoas. O tipo de doce varia de acordo com a região.

Doceria portuguesa: você sabia?

Uma curiosidade interessante sobre os doces portugueses é que o motivo do grande uso de gema em sua produção vem do uso das claras para engomar as vestes dos conventos. Imagine que ao usar as claras para esta função, sobram as gemas que começaram a ser usadas na produção de doces como o quindim, por exemplo.

+ Mais confeitaria feita à mão no nosso Manual de Técnicas Artesanais

+ Encontre quindins fresquinhos no Elo7

Doces portugueses famosos

Vamos relembrar alguns doces portugueses que fazem sucesso também no Brasil?

Quindim, baba de camelo, baba de camelo ao rum, pastel de belém ou pastel de nata, rabanada, beijos de freira, bola de Berlim, queijadinha, pão de Deus e ambrosia. Os doces portugueses fazem sucesso no mundo inteiro e são bastante procurados no Brasil – colônia de Portugal e onde residem muitas famílias descendentes do país europeu.

Ficou com água na boca? Dá para encontrar diversos tipos de doces no Elo7, inclusive alguns da confeitaria tradicional portuguesa. Aproveite para conferir também nossa categoria de receitas doces.

Imagem: Pinterest

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.