Home | Manual de técnicas artesanais | Doces brasileiros: conheça as origens e influências

Doces brasileiros: conheça as origens e influências

Seja com influências europeias, africanas ou indígenas, fato é que os doces brasileiros fazem parte do patrimônio histórico e cultural do nosso país. Cada região tem sua culinária típica, e os doces também representam bem cada canto. Descubra em mais esse post do Manual de Técnicas Artesanais alguns dos doces brasileiros mais tradicionais e as influências de suas criações.

doces brasileiros
Geleia de goiabada com queijo: combinação perfeita!

Doces brasileiros: goiabada

Com influência portuguesa, o doce de fruta cozida com muito açúcar é típico do interior do país. Sua receita é fácil de fazer e a goiabada combina perfeitamente com queijo. Melhor que isso, impossível!

+ Geleia de goiabada diet: veja a receita

+ Creme de paçoca fácil de preparar

Paçoca

O doce feito originalmente com açúcar, mandioca e amendoim é típico do interior de São Paulo e ganhou o país inteiro. Hoje há variações da paçoca em forma de creme para passar no pão, recheios de bolo, sabor de brigadeiro…

doces brasileiros brigadeiro
Brigadeiro: o doce ganha infinitas variações de sabores

Brigadeiro

E por falar em brigadeiro, o negrinho (nome do doce na região sul do país) também é genuinamente brasileiro! A origem do doce é carioca e o nome seria em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência nos anos 40.

+ Receita de brigadeiro de copinho

+ Brigadeiros de todos os sabores: encontre no Elo7

Doce de abóbora

Seja em forma de compota ou de coração, a abóbora tem sabor naturalmente adocicado e confere uma textura perfeita para o doce. A iguaria era mais comum na região de Minas Gerais, e hoje é comumente encontrada em todo canto do Brasil!

Bolo de rolo

Mais um doce inspirado na culinária portuguesa! Essa delícia que leva goiabada (olha ela aí de novo!) enrolada em pão-de-ló é tipicamente pernambucano, mas é patrimônio brasileiro.

+ Encomende e receba bolo de rolo em sua casa!

Rapadura

Feita para suportar as longas viagens dos colonizadores do Brasil à Europa, a rapadura era a melhor forma de exportar o açúcar extraído da cana, já que o formato ajudava no transporte e a durabilidade era maior que o açúcar solto. Até hoje a rapadura continua sendo muito apreciada, principalmente na região nordeste do país.

Curtiu conhecer as origens de alguns dos doces brasileiros mais típicos? Qual é o seu preferido? Conte aqui nos comentários!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.