Home | Manual de técnicas artesanais | Douramento: você sabe o que é?

Douramento: você sabe o que é?

Douramento é uma técnica bastante antiga e pouco aplicada atualmente que consiste na aplicação de folhas de ouro em objetos de madeira, como imagens de santos, cabeceiras, altares, mobiliário e molduras rococós.

O que é douramento

O processo de dourar uma peça passa por diferentes etapas e bastante delicadas. A madeira deve ser preparada com uma cobertura composta de gesso e cola, aplicadas em alta temperatura. A peça deve receber várias camadas dessa mistura antes da próxima etapa. Depois de cada aplicação, é preciso secar e lixar para manter a superfície lisa. Só após essa preparação vem a cobertura com cor e brilho.

douramento

Feito isso, vem a fase da aplicação de uma argila especial, chamada de “bollus“. Esse produto tem uma cor avermelhada. Só enfim começa de fato o douramento, que se trata da aplicação de folhas de ouro (de 22, 23 ou 24 quilates). As folhas devem ser manuseadas com instrumentos delicados e precisão. A última etapa é um novo lixamento para o resultado final ficar homogêneo e brilhante.

O douramento hoje em dia é usado para reconstituição de peças de época, uma das técnicas de restauro.

Curiosidade histórica

Essa técnica era muito utilizada na Europa desde o século XVI, e teve seu auge durante o período da arte Barroca no século XVIII.  A arte barroca é conhecida por ser rococó, com diferentes detalhes e muitos ornamentos. O estilo chegou ao Brasil na fase do Ciclo do Ouro, possibilitando que igrejas e nobres usassem a técnica em suas construções.

douramento dossel

Dossel com acabamento dourado e coroa da marca Divino Dossel

Para relembrar o estilo, há objetos feitos à mão banhados a ouro ou pintados da cor dourada. Venha ver!

Quer relembrar outras técnicas manuais ou aprender mais sobre suas aplicações, temos uma lista de A a Z em nosso manual. Confira!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.