Home | Manual de técnicas artesanais | Eco cartonagem: reaproveitamento criativo

Eco cartonagem: reaproveitamento criativo

Para o tema de hoje em nosso manual de técnicas artesanais, vamos falar sobre a eco cartonagem. Esse tipo de arte dá asas a imaginação e ao reaproveitamento! Com criatividade e habilidades, algo que iria ser descartado ganha nova função e muita durabilidade. Vamos ver?

Eco cartonagem: o que é possível criar

+ Encontre modelos de carteiras, cadernos e bolsas com material reaproveitado.

Hoje em dia, pensar em novos usos para materiais que iriam ser descartados é imprescindível. Com tanto consumismo, tanta exploração de matéria-prima e novidades constantes, é sempre importante pensar em reaproveitamento! A técnica eco cartonagem oferece essa possibilidade. E com bom gosto e muita durabilidade. Afinal, criar usando como base caixas de leite e suco pode render lindas bolsas, carteiras, clutchs, porta-óculos e até capas de caderno. Basta aprender a técnica e fazer uso dos materiais com muito estilo e criatividade!

eco cartonagem

Na Munay Artes, há criações diversas feitas com caixa tipo longa vida. Essa acima é um exemplo de capa de caderno para bloquinhos. Quem diria que foi feita com material reaproveitado?

No Elo7 há uma grande variedade de produtos feitos à mão com eco cartonagem. Cada artista desenvolve seu estilo e cria com tecidos, aviamentos ou papel. A técnica consiste em lavar, cortar e encapar o material de Tetrapack. Esse cartão resistente permite diferentes usos e tem boa flexibilidade.

Vale a pena tentar diferentes criações!

Eco cartonagem: faça você mesmo

Se está com vontade de aprender uma nova técnica artesanal e ama papelaria, a eco cartonagem é ótima pedida. Por ter como base materiais de descarte, o valor de custo de produção é baixo e você pode criar muitas peças e acessórios.

porta controle remoto

+ Caixa porta-controle remoto: fizemos um modelo super criativo!

Com cola branca, tecido, tesoura e aviamentos, você desenvolve muitas soluções a partir de caixas de leite. Vá guardando caixas após o uso e lave bem. Depois, é só abrir a caixa e transformá-la em uma folha de papel cartão, esticando suas dobras. Com isso, já terá a base e depois é só cortar no formato desejado e encapar! Abuse de enfeites e da criatividade. Busque molde e inspirações para suas artes.

+ Rolou uma oficina criativa aqui no Elo7 com carteira feita de caixa de leite: veja mais!

Boa criação!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.