Home | Manual de técnicas artesanais | Encadernação manual e suas possibilidades

Encadernação manual e suas possibilidades

A encadernação manual tem uma gama vasta de possibilidades e materiais, mas uma coisa é certa, sua proposta é sempre a mesma: unir folhas ou documentos de forma organizada e com capa resistente. Todo caderno visa facilitar o manuseio e a consulta de seu conteúdo em papel. Vamos saber mais sobre seu uso e técnicas praticadas por artesãos?

Encadernação manual: conheça diferentes estilos

A encadernação manual pode ser feita de diferentes maneiras e com algumas finalidades também. O processo de encadernar pode resultar em livros, apostilas, trabalhos de faculdade, álbuns de viagem, cadernos de assinatura, livros de artistas, cadernos de desenho.

Já a versatilidade artesanal está na forma de unir as folhas e nos materiais utilizados. Um caderno pode ter seu conteúdo costurado ou pode apresentar um espiral. Além disso, existem muitas variações como caderno com canaleta, caderno tipo brochura, canoa, caderno com wire-o, caderno com acabamento artístico, estilo japonês. Deu para notar que a técnica é vasta, não é?

encadernacao manual

Encadernação manual com costura na lombada em couro econlógico Loja de Mimos

De onde veio a palavra caderno?

Curiosidade histórica nunca pode faltar por aqui! Sempre enriquecem nosso conhecimento! Por isso, fomos atrás da etimologia das palavras encadernação e caderno e veja só a explicação: ‘caderno’ é proveniente do latim quaternus, que significa ‘de quatro em quatro’. Na nossa língua portuguesa, a palavra se transformou em “quaderno”, o que teria o significado semelhante a “quádruplos”.

E o motivo? Tradicionalmente as quatro partes que se dobravam uma folha viravam um caderno. E cada caderno deve ser costurado a outros iguais, formando um livro. Ou seja, o nome está relacionado à técnica artesanal e seu processo criativo. Muito legal!

Gostou de saber mais sobre encadernação artesanal?

Neste link você encontra uma série de criativos que desenvolvem cadernos artesanais. Vale a pena conhecer!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.